Eike Batista: o ano é novo, mas os problemas são velhos

O ano é novo, mas os problemas de Eike Batista são velhos. Ao entregar a ex-OGX para seus credores em troca do perdão de dívidas bilionárias, Eike “só” se esqueceu de combinar o jogo com os acionistas minoritários que agora prometem entrar com mais um processo judicial para defender seus interesses.

O interessante nisso tudo é que apesar de Eike Batista estar demonstrando uma bela capacidade de se livrar dos bilhões de papagaios que acumulou por causa do colapso financeiro do seu Grupo EBX, os acionistas minoritários estão provando ser uma tremenda pulga na cueca, assim por dizer.

E por isso que 2014 está começando com a maior cara de ano velho para Eike.

 

Em disputa 1

Dívida com os credores ou com a empresa?

O grupo de minoritários da OGX que já move uma ação na Justiça contra Eike Batista, seu pai, Eliezer Batista, e a CVM vai entrar, agora, com outro processo, desta vez contra Eike e os credores da petroleira.

Na véspera de Natal, foi anunciado um acordo pelo qual o ex-bilionário entregou a companhia aos credores em troca de novos aportes financeiros e do perdão de uma dívida de 1 bilhão de dólares que tinha com a OGX.

Do outro lado da negociação estavam os fundos americanos Blackrock e Pimco, que também serão alvo da ação dos minoritários. Segundo os minoritários, a dívida de Eike é com a empresa e não com os credores.

Por Lauro Jardim

Deixe um comentário