
A reitoria da UENF acaba de divulgar uma nota que é uma verdadeira bomba. Para quem não se lembra, durante a última greve o reitor Silvério de Paiva Freitas assinou um documento (Aqui!) cujos um dos itens era justamente reajustar o valor das bolsas de auxílio cota e de apoio acadêmico!
Aliás, o próprio (des) governador Pezão em sua visita ao campus da UENF garantiu que iria se esforçar para que isso ocorresse. Da mesma forma, o (des) secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre “Tande” Vieira, também realizou uma reunião na SECT com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF apenas para reafirmar o que o reitor e o (des) governador Pezão já haviam se comprometido a fazer.
Agora, passada a greve e retomada a “normalidade”, o Sr. Júlio César Mantovani, (des) subsecretário de Orçamento da Secretaria de Planejamento e Gestão manda um documento usando desculpas esfarrapadas para manter o valor das bolsas na UENF com valores inferiores aos que já são praticados faz muito tempo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)!
Se isso não é quebra de palavra coletiva eu não sei mais o que seria. E o detalhe mais pernicioso em toda essa situação é que a UENF possui orçamento para aumentar o valor das bolsas, e o artifício de formar um processo para elevar o valor das bolsas me parece ter sido apenas uma forma do reitor lavar as mãos, deixando o custo político da quebra da sua palavra para algum burocrata desconhecido assumir o ônus.
Resta agora saber o que irão fazer os estudantes da UENF e sua principal organização de representação, o DCE.
Nota da Reitoria
A Reitoria informa que, apesar de ter cumprido a tempo todos os trâmites burocráticos para o reajuste das bolsas de auxílio-cota e apoio acadêmico, a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) não autorizou a liberação dos recursos necessários.
A impossibilidade de atendimento foi justificada pelo subsecretário de Orçamento da Seplag, Júlio César Mantovani, por meio de correspondência interna.
A Reitoria continuará envidando esforços no sentido de implantar o mais breve possível o reajuste do auxílio-cota, conforme compromisso assumido com o movimento estudantil.
Veja o Ofício UENF/Reitoria nº 137/2014 e a resposta do Governo através da CI Seplag/Subor nº 121.
FONTE: http://www.uenf.br/dic/ascom/2014/08/07/nota-da-reitoria-3/