Depois de reeleito, Pezão agora diz que aceitará transposição do Rio Paraíba do Sul

O jornal Folha de São Paulo colocou no ar no final da tarde desta 4a .feira (05/11) uma matéria onde o (des) governador reeleito do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão diz que acatará decisão de transpor o Rio Paraíba do Sul para atender pretensão do tucano que (des) governa São Paulo, Geraldo Alckmin (Aqui!).

Esta aceitação tácita da transposição por parte de Pezão contradiz afirmações anteriores onde essa intervenção no Paraíba do Sul era veementemente atacada por Sérgio Cabral e, sim, também pelo (des) governador reeleito.

Agora vejamos como essa trampa é toda esquisita. Os tucanos paulistas em vez de usar os lucros da SABESP para investir na melhoria do sistema de captação, transporte e distribuição de água resolveram entregá-los aos investidores privados que detém ações da empresa. Agora que a crise hídrica se instalou em São Paulo, Pezão reeleito diz que aceitará uma intervenção cujos efeitos são para lá de duvidosos em termos de sua eficácia no tocante à resolução dos problemas de abastecimento que os paulistas estão enfrentando.

E o que sobrará para o Rio de Janeiro? No mínimo passaremos a ficar alarmados toda vez que o clima não contribuir com o fornecimento de chuvas dentro do território fluminense.  Pior destino poderão enfrentar os habitantes da porção mais inferior da bacia do Paraíba do Sul (Campos e São João da Barra, por exemplo) que poderão enfrentar graves dificuldades num futuro não muito distante.

Além disso, como não se vê nenhuma ação estratégica por parte do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para reordenar usos, identificar pontos de possíveis desastres ambientais ou, menos ainda, estabelecer programas de recuperação ambiental, a situação realmente é para alarme.

Pois é, quem tem Pezão nem precisa se preocupar com Alckmin!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s