Famílias com filhos na E.M. Jocilda Givanoite vão fazer nova manifestação para protestar contra autoritarismo da PMCG

jocilda

Uma nova manifestação de familiares de crianças que estudam na Escola Municipal Jocilda Givanoite ocorrerá na manhã desta 3a. feira (11/11) a partir das 8:00 da manhã com uma forma de protesto contra o fechamento de mais uma unidade escolar na cidade de Campos dos Goytacazes. É o que me garantiu uma mãe que está inconformada com o que ela considera um tratamento autoritário por parte da Secretaria Municipal de Educação, que segundo ela está impedindo matrículas e rematrículas para forçar as famílias a buscarem colocação em escolas que são consideradas muito distantes das residências. Além disso, essa mãe me garantiu que as famílias gostam do ambiente existente na E.M. Jocilda Givanoite, e não querem que seus filhos sejam realocados em outras unidades escolares.

Essa situação tem algumas peculiaridades que eu considero absurdas, especialmente no tocante à ausência de relações democráticas dentro das unidades escolares e na relação delas com o poder público municipal. Para começar não há um efetivo processo de escolha que seja minimamente democrático para a direção das escolas. Também me causa espécie que numa cidade tão rica, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes venha a público dizer que não existem alternativas para abrigar a E.M. Jocilda Givanoite em um local próximo do qual a unidade funciona atualmente.

Deste modo, considero importante que as famílias sejam ouvidas e que seus pleitos, básicos e justos, sejam respeitados. Se não for assim, um município tão rico quanto Campos dos Goytacazes vai continuar amargando as piores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É que se não há um mínimo de democracia e respeito à comunidade que depende da escola pública, não há nada que consiga ser melhorado.

E não custa nada lembrar que estamos a dois anos das eleições para eleger um prefeito que não contará com a chancela direta da família Garotinho. É que os pais e mães das crianças da E.M. Jocilda Givanoite vão lembrar da forma que estão sendo tratados os interesses de seus filhos e filhos. Pode não parecer nada, mas é muito!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s