
Acaba de sair o resultado da 156a. Reunião do Comitê que decide a criação de programas de pós-graduação no Brasil, e o resultado traz uma excelente novidade para todos os que ao longo dos últimos 16 anos acompanharam as pesquisas realizadas em nível de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais (PGPS) da UENF. É que a partir de 2015, o PGPS também terá seu programa de doutorado.
Como estou no PGPS desde a sua criação sei que esta aprovação resultou de um esforço hercúleo dos seus docentes, principalmente da Profa. Sílvia Martinez, atualmente coordenadora do programa, que se empenhou de forma direta na preparação de uma proposta para o curso de doutorado que agora acaba de ser aprovado pela CAPES.
Esse novo doutorado é uma prova de que, apesar de toda a sabotagem imposta pelo (des) governo comandado por Luiz Fernando Pezão, o modelo criado por Darcy Ribeiro resiste até aos piores governos, e segue avançando para continuar contribuindo com um novo modelo de desenvolvimento que seja socialmente justo e ambientalmente responsável.