Harold Cunningham/Getty Images
Enquanto no Brasil a mídia corporativa continua concentrada de forma seletiva no chamado “Petrolão” e ignorando o caso das contas secretas mantidas por brasileiros no HSBC suiço, governos da França e da Bélgica já lançaram investigações para identificar os donos das contas que eram usadas para evasão fiscal.
O caso que vem está sendo conhecido como o “HSBC leaks” ganhou novos desdobramentos no dia de hoje quando a polícia federal suíça entrou nos escritórios do banco em Geneva para colher novas provas sobre este gigantesco caso de lavagem de dinheiro que está causando um verdadeiro frisson na Europa (Aqui!) . Entretanto, aqui no Brasil o escândalo continua passando em branco na cobertura da mídia cuja preocupação com a ética e os bons costumes parece, cada vez mais, ser seletiva e pontual.
Aliás, há que se notar que não é apenas a mídia que está esquisitamente calada sobre o fato. Pode-se incluir na lista dos “calados” os partidos políticos da oposição e o próprio governo liderado por Dilma Rousseff.
Bons motivos para manter silêncio todos devem ter. Ou seriam bilhões?