Em São João del Rei para participar de seminário sobre Segurança Alimentar na América Latina

seminário ufsj

Estou neste momento em São João del Rei para participar do  “II Seminário: “Desenvolvimento Rural, Trabalho e Segurança Alimentar na América Latina” que está ocorrendo na Universidade Federal de São João del Rei, Hoje tive a chance de participar de uma mesa muito interessante com o professor Bernardo Olmedo Carranza da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). 

A fala do Professor Olmedo foi muito contundente no sentido de demonstrar a profunda crise que foi causada no mundo rural do México a partir da implantação das reformas neoliberais pelo governo de Carlos Salinas de Gortari, especialmente a partir da assinatura do North America Free Trade Agreement (NAFTA). 

De acordo com o que nos foi apresentado, a situação do México é atualmente tão drástica que até o produto símbolo da culinária mexicana, o milho, está sendo importado. Além disso, a contaminação das qualidades criolas pelas variedades transgênicas estão causando o desaparecimento da rica biodiversidade que caracterizava a existência do milho.

Para mim, essa descrição do que está se passando no México é quase uma premonição dos riscos que estamos correndo no Brasil, seja pela dependência dos mercados globais para a venda da produção agrícola gerada pelo latifúndio agro-exportador, seja pela ampliação das culturas afetadas pela transgenia que ameaçam o futuro das variedades nativas.

Para quem quiser saber sobre este evento basta clicar (Aqui!)

Um pensamento sobre “Em São João del Rei para participar de seminário sobre Segurança Alimentar na América Latina

  1. MUCIO TOSTA GONCALVES disse:

    Obrigado Pedlowski e até o III Seminário Internacional, quando espero poderemos aprofundar os debates sobre alternativas a esse modelo perverso de “desenvolvimento” do mundo rural latinoamericano. Suas observações e atitudes nos deixaram muito satisfeitos e esperamos também estreitar as parcerias. Um abraço, Múcio.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s