Militarização da segurança não impede epidemia de roubos de bicicletas no campus da UENF

roubando-bicicleta

A questão da militarização da segurança interna do campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) é motivo de polêmica desde que a reitoria decidiu assinar de forma unilateral um convênio com a Polícia Militar para aderir ao chamado “Programa Estadual de Integração na Segurança” (Proeis).  Até mesmo durante a recente eleição para a reitoria da Uenf, a adesão ao Proeis foi motivo de de debate entre os candidatos e visões bem opostas apareceram sobre o assunto. De um lado, há quem veja a presença do Proeis como um avanço, enquanto outros acreditam que a militarização da segurança interna traz mais problemas do que soluções.

Pois bem, nos últimos dias os opositores do Proeis estão recebendo a generosa ajuda do que pode ser uma quadrilha especializada em roubos de bicicletas, já que estão aparecendo múltiplas reclamações e denúncias de sumiço de “magrelas” estacionadas dentro dos prédios. Os casos mais exasperadores para os que têm a bicicleta roubada envolve aquelas que foram obtidas por empréstimo junto à própria universidade, já que as mesmas são entregues na condição de serem devolvidas ao final do empréstimo ao patrimônio da Uenf.

Alguns mais crédulos nas qualidades do Proeis poderão dizer que roubos de bicicletas são insignificantes perante os ganhos em segurança que são oferecidos pela presença de policiais militares dentro do campus. Um mais gaiato poderia então responder que se não se impede o mero roubo de bicicletas, o que dizer então de outras coisas mais valiosas. A ver!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s