And the plot thickens… Eike Batista em outra CPI, agora os dos fundos de pensão e junto com Alberto Youssef!

theplotthickens

Como Eike Batista gosta de sacadas com frases em inglês, nada mais justo que usar a expressão “and the plot tichkens” para dizer que a situação do ex-bilionário acaba de se elevar em mais um grau no campo das complicações. É que depois de ter a OS(X) enredada no escândalo da Lava Jato, Eike Batista agora está para ser convocado, e junto com o delator mór Alberto Youssef, para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito que apura práticas  não convencionais no uso de recursos dos fundos de pensão.

Uma alma mais cínica poderia dizer que estas CPIs não servem para nada. Entretanto, dada a volatilidade política em que o Brasil está imerso neste momento, ser convocado para explicar eventuais estrepolias no uso de recursos de fundos de pensão em empresas que foram literalmente ao chão, pode se provar uma verdadeira, desculpem-me o trocadilho, provação para Eike Batista.

A ver!

CPI dos Fundos de Pensão vai convocar Youssef e Eike Batista

Ricardo Moraes/Reuters
Empresário Eike Batista chega para a primeira audiência do caso em que é acusado de crimes contra o mercado de capitais, no Rio de Janeiro

Eike Batista terá que explicar os aportes financeiros dos principais fundos de pensão do país no grupo EBX

Carolina Gonçalves, daA GÊNCIA BRASIL

Brasília – Deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão aprovaram hoje (24) a convocação do doleiro Alberto Youssef e do empresário Eike Batista, presidente do Grupo EBX.

Na lista de 91 requerimentos, previstos para serem analisados na sessão de hoje, ainda estavam as convocações dos ministros Ricardo Berzoini (Comunicação) e Carlos Gabbas (Previdência) e do ex-gerente da Petrobras, Pedro Barusco, mas não houve acordo entre os parlamentares para votar estes depoimentos.

Youssef será chamado para falar sobre documentos apreendidos em seu computador, na Operação Lava Jato, que incluíam 12 arquivos relacionados a operações de intermediação de negócios fraudulentos junto ao Fundo de Previdência dos Funcionários da Petrobras (Petros).

“O doleiro investigado é acusado de praticar tráfico de influência, em conjunto com o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para influenciar em decisões de investimentos “podres” nos fundos de pensão de empregados de empresas públicas brasileiras”, afirmou a deputada Hissa Abrahão (PPS-AM).

O relator da CPI, deputado Sérgio Souza  (PMDB-PR), disse que a convocação do doleiro será “extremamente necessária” para as investigações.

“Este cidadão está ligado a todas as grandes operações financeiras que envolveram o governo federal. Seu nome já foi citado várias vezes dentro da CPI, e está no momento de ouvi-lo”, disse.

Eike Batista terá que explicar os aportes financeiros dos principais fundos de pensão do país no grupo EBX.

“As empresas do Eike causaram grandes prejuízos a investidores brasileiros, na medida em que vários fundos investiram em suas empresas”, destacou Souza, ao mencionar o uso de benefícios e contribuições dos participantes dos fundos investigados pela comissão.

A CPI ainda aprovou a convocação do diretor de Investimento do Petros, Licio da Costa Raimundo, dos presidentes de conselhos deliberativos da Previ, Robson Rocha, da Fundação dos Economiários Nacionais (Funcef), Joaquim Lima de Oliveira, e dos conselhos fiscais do Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis) e do Petros.

FONTE: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/cpi-dos-fundos-de-pensao-vai-convocar-youssef-e-eike-batista

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: