A ironia continua se manifestando firme e forte no caso Samarco

Já notei neste blog a ironia simbolizada pela dualidade existente no caso da Mineradora Samarco (Vale+ BHP Billiton) entre de um lado a complacência do Estado brasileiro em seus diferentes níveis e, de outro, a punição imposta pelo mercado de ações às corporações-mães que são a Vale e a BHP Billiton.

Como mostra a matéria abaixo publicada pelo jornal O TEMPO, repercutindo material da FOLHAPRESS, a BM&FBOVESPA acaba de retirar a Vale de seu índice de Sustentabilidade Empresarial, o que efetivamente contribuirá para mais perdas no valor das ações da Vale como, aliás, já sinaliza a própria matéria.

Em seu livro “Globalização”, o megaespeculador George Soros alertava para a importância do papel de controlador do Estado em relação ao funcionamento dos mercados, visto que o mercado seria, digamos, amoral (Aqui!)

george soros

O irônico é notar que o Estado brasileiro está demostrando ser mais amoral do que os mercados, o que certamente é uma “inovação” que nem mesmo George Soros conseguiu prever. 

Vale sai do índice de sustentabilidade da Bolsa após tragédia em MG

Bolsa não especificou o motivo pelo qual os papéis da mineradora não farão parte do ISE em 2016

Por FOLHAPRESS

A BM&FBovespa anunciou nesta quinta-feira (26) a nova carteira do ISE, seu Índice de Sustentabilidade Empresarial. A novidade está na ausência das ações da mineradora Vale. Somadas, as ações preferenciais e ordinárias da companhia totalizam 12,04% de participação na carteira do índice que vigora até dezembro deste ano.

Após o anúncio, as ações da Vale reduziram os ganhos na BM&FBovespa. Às 11h22, os papéis preferenciais da mineradora tinham alta de 0,68%, para R$ 11,77, enquanto os ordinários tinham avanço de 0,71%, para R$ 14,16.

A Bolsa não especificou o motivo pelo qual os papéis da mineradora não farão parte do ISE em 2016. Sonia Favaretto, presidente do conselho deliberativo do ISE e diretora de imprensa e sustentabilidade da BM&FBovespa, se limitou a dizer que “as duas possibilidades para a empresa não estar no ISE são a companhia não ter participado do processo para ser incluída no índice ou não ter se qualificado para compor a carteira”.

FONTE: http://www.otempo.com.br/capa/economia/vale-sai-do-%C3%ADndice-de-sustentabilidade-da-bolsa-ap%C3%B3s-trag%C3%A9dia-em-mg-1.1179190

Deixe um comentário