Quer exemplo de firmeza e caráter? Informe-se sobre quem é Albert Woodfox

Num mundo marcado pela egolatria, individualismo e descompromisso com as causas coletivas, muitos usam a desculpa de que o “mundo é assim mesmo, por que resistir” para se deixarem levar pelo vagalhão.  Entretanto, outros, mesmo resistindo, ficam procurando por exemplos contrários para se manterem suas utopias acesas.

Pois bem, tanto para uns como para outros, o nome de Albert Woodfox deveria ser aprendido e soletrado. É que esse homem passou 43 anos em condições extremamente perversas de confinamento solitário numa prisão federal de segurança máxima no estado da Lousianna, a Angola, e que foi nomeada após uma plantation onde escravos trabalhavam até a morte.

Qual o crime mais conhecido e comprovado de Albert Woodfox? Ter sido um membro do grupo Panteras Negras que nas décadas de 1960 e 1970 teve um papel um papel significativo na luta por direitos civis para os negros estadunidenses.  Como era comum naquela época, Woodfox e dois companheiros de militância foram presos e tiveram suas penas continuamente agravadas, o que lhes rendeu uma vida subumana numa prisão onde lhes era permitido apenas uma hora fora da pequena cela onde eram mantidos sem contatos com outros seres humanos pelas restantes 23 horas do dia.

Pois bem, depois de mais de quatro décadas sobrevivendo nessas condições duríssimas, Albert Woodfox acaba de ser libertado após um juiz federal decidir que não havia mais nenhuma justificativa possível para que ele continuasse preso.

E o mais impressionante (pelo menos, eu me impressiono com isso!), Albert Woodfox saiu da prisão com a mente clara e dando declarações em favor de outros prisioneiros que ainda estão vivenciando as mesmas condições sob as quais ele viveu por mais de quatro décadas.

O que mais seria possível dizer de Albert Woodfox a não ser de que ele é um exemplo de firmeza de caráter e idéias?  Eu desejo apenas que ele possa viver ainda por muito tempo para inspirar novas gerações de pessoas que desafiem o egoismo e o egocentrismo em que estamos submersos neste momento. 

Abaixo um vídeo produzido pela rede AlJazeera que mostra o momento em que Woodfox sai da prisão e faz o gesto característico dos Panteras Negras.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s