Rio Oil Finance Trust e os perigos da desvalorização de seus títulos

vaca-brejo_1

Procurando mais informações sobre o Rio Oil Finance Trust (mas pode chamar de RioPrevidência) encontrei uma nota publicada no site Investopedia, especializado na análise do mercado financeiro, neste sábado (30/4) sobre a condição dos títulos do fundo (Aqui!).

E, sem nenhuma surpresa, a principal informação fornecida pelo Investopedia é de que a Fitch Ratings rebaixou a nota do Rio Oil Finance Trust de BB- para BB+ (ver imagem abaixo).

invest raring

Para leigos como eu a Fitch Ratings é normalmente desconhecido. Mas procurando informações sobre o que significa essas duas notas, descobri algo que deveria acender ainda mais o alerta entre os pensionistas e aposentados do RioPrevidência (bem como quem atualmente contribui para este fundo).

É  que segundo a Fitch Ratings, o rating ‘BB’ indica “um risco de inadimplência mais elevado, particularmente como resultado de mudanças adversas nos negócios e nas condições econômicas ao longo do tempo”.

Há ainda que se observar que o Investopedia informou que a Fitch Ratings também levou em consideração o aumento do risco político.  Como essa nota foi atribuída em janeiro de 2016, é possível que haja uma piora na classificação do Rio Oil Finance Trust pela Fitch Ratings por causa do que está acontecendo tanto no plano federal como no estadual.

Em suma, o que pode estar ruim, pode piorar.  E se isso acontecer, o que vai acontecer com os “gênios” que colocaram o RioPrevidência e seus verdadeiros donos (os servidores públicos do Rio de Janeiro) neste pântano.

3 comentários sobre “Rio Oil Finance Trust e os perigos da desvalorização de seus títulos

  1. Pingback: Em abril, Jornal da Record já mostrava a verdadeira raiz da crise do RioPrevidência | Blog do Pedlowski

  2. Pingback: Alerj vai criar fundo suplementar provisório para o RioPrevidência. Enquanto isso nada se apura sobre a “Operação Delaware” | Blog do Pedlowski

  3. Pingback: RioPrevidência: Fitch prevê que a agonia dos aposentados vai aumentar | Blog do Pedlowski

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s