Transparência RJ traz mais uma “surpresa”: Concremat, a da ciclovia que tombou, ganhou a reforma do Palácio Tiradentes

Desde o seu lançamento no dia 15 de Maio deste ano, o blog Transparência RJ (Aqui!) já produziu uma série de postagens para lá de pedagógicas em termos do uso de recursos públicos pelos diferentes poderes. 

A postagem mais recente, e que eu coloco integralmente logo abaixo, se refere ao prédio que sedia a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o charmoso Palácio Tiradentes, e sua reforma milionária que saiu pela “bagatela” de R$ 18 milhões.

Mas a grande surpresa da postagem é a informação de que a Concrejato, aquela mesma que recentemente se tornou tristemente notória por ter construído a Ciclovia Tim Maia, foi a empresa escolhida para conduzir mais esta obra.

Como as apurações realizadas acerca do incidente que vitimou duas pessoas apontaram para erros estruturais na construção da Ciclovia Tim Maia, o pessoal do “Transparência RJ” levanta indagações que me parecem bastante pertinentes sobre a seleção da Concrejato para executar mais uma obra milionária. É importante lembrar que ainda que não haja nada necessariamente ilegal, a Concrejato é propriedade da família do secretário de Turismo da cidade do Rio, Antônio Pedro Viegas Figueira de Mello (Aqui!).

De qualquer forma, a leitura do material pela disponibilizado pelo “Transparência RJ” merece uma leitura pormenorizada pelos que tentam entender quão seletiva é a crise econômica que dizem existir no Rio de Janeiro.

Reforma do Palácio Tiradentes… pela mesma empresa que construiu a ciclovia Tim Maia!!

Hoje iremos analisar o contrato da reforma do Palácio Tiradentes pelo singelo valor de cerca de 18 milhões de reais. Reforma esta que já foi veiculada na mídia, mas que somente no final do ano passado a concorrência pública foi realizada.

Noticia 1

Noticia 2

E ao verificarmos o contrato no portal de transparência qual a primeira surpresa? A vencedora do contrato foi ninguém mais do que a Concrejato, a mesma que faz parte do consórcio que construiu (é considerada como principal acusada do desabamento) a Ciclovia Tim Maia!!!

A segunda surpresa e também uma critica ao portal de transparência é que o valor do contrato está zerado de forma inexplicável. Porque estariam tentando esconder o valor?

transp 4

Porém os valores pagos são demonstrados corretamente.

transp 5

Mas como verificamos na pagina abaixo retirada do site da ALERJ (Aqui! ) o valor do contrato é de cerca de 18 milhões de reais.

transp 6

Agora a critica fica para a própria ALERJ. Não conseguimos encontrar o edital ao pesquisarmos na internet, nem no próprio site da ALERJ, nem no site do SIGA (A ALERJ sequer é relacionada aqui). Pelo visto somente foi colocado a disposição a via física do mesmo como destacamos no link da concorrência no site da ALERJ, e somente com a apresentação de um carimbo de CNPJ como participante.

transp 7transp 8

Também não há nenhuma informação sobre quem participou da licitação e os valores ofertados pelos concorrentes no link da ALERJ. Aonde fica a transparência neste caso, Sr. Piccianni? Essas informações não são públicas?

Outro ponto relevante sobre não termos acesso ao edital é que conforme noticiado pelo jornal O Globo (Aqui!) o edital da ciclovia Tim Maia não exigiu experiência prévia para aquele tipo de obra.

transp 9

Será ocorreu o mesmo aqui? Guardadas as devidas proporções, há algum tipo de risco nesta obra? Esperamos que a fiscalização do contrato esteja bem presente.

Por fim pedimos que todos que estão lendo o blog, compartilhem o mesmo nas redes sociais!

Quanto mais visibilidade mais população estará informada sobre como o governo realiza seus gastos, e terá mais consciência politica.

FONTE: http://transparenciarj.blogspot.com.br/2016/05/reforma-do-palacio-tiradentes-pela.html

Um pensamento sobre “Transparência RJ traz mais uma “surpresa”: Concremat, a da ciclovia que tombou, ganhou a reforma do Palácio Tiradentes

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s