Tribuna do Cricaré e meu conselho à população de São Mateus: cautela com portos!

O jornal Tribuna do Cricaré, jornal que circula diariamente há 32 anos em São Mateus (ES), publicou ontem uma matéria dando um espaço generoso à minha presença no seminário multidisciplinar promovido pela Faculdade do Vale do Cricaré cujo mote foram os problemas sócio-ambientais causados pela instalação do Porto do Açu.

O título da matéria sintetiza de forma particularmente acurada o que eu tentei transmitir aos estudantes e professores que foram me ouvir: especialista orienta cautela com a instalação de portos. 

É que também em São Mateus a instalação de uma instalação portuária voltada para atender a exploração do pré-sal está sendo apresentada como a redenção da economia municipal. Parece até que a mesma empresa de propaganda foi contratada para capturar os corações e mentes mateenses para receber de braços abertos a “Petrocity”, ainda que o “mecenas” fosse um suposto príncipe árabe que agora está sendo acusado de caloteiro (Aqui!).  Por isso mesmo, e baseado na minha experiência com o Porto  do Açu, é que sugeri que em São Mateus a população trate as promessas da Petrocity e a construção de seu porto com muita, mas muita, cautela!

Abaixo a matéria da Tribuna do Cricaré.

tribuna 1tribuna 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s