Custo da Linha 4 do Metrô como amostra do jeito “PMDB de endividar”

Confesso que ainda não tinha visto nenhuma análise da matemática financeira envolvendo a construção da Linha 4 do Metrô e de seu impacto na criação de uma dívida pública bilionária no Rio de Janeiro.

Mas agora o deputado estadual Eliomar Coelho (PSOL) resolveu nos dar uma análise sintética do tamanho do custo presente e futuro da construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro. 

E só posso dizer que se a construção da Linha 4 do Metrô reflete outras obras em andamento para abrigar os Jogos Olímpicos, precisamos de um urgente auditoria independente sobre os custos de todas elas. Caso contrário, o Rio de Janeiro continuará financeiramente inviável por várias décadas.

LINHA 4 PODE CUSTAR 550% A MAIS DO QUE O PREVISTO

Por Eliomar Coelho*

custos metro

Fizemos um levantamento em cima de todos os empréstimos relativos à fajuta Linha 4 do Metrô, e concluímos que, se o estado pagar todos até o final dos contratos, a dívida total (somados os valores dos empréstimos mais o pagamento de juros) será de R$ 32 BILHÕES. UM ESCÂNDALO!

Isso tudo para uma Linha 4 que foi feita contra todas as associações de moradores da cidade e exclusivamente para que não houvesse uma nova licitação. Já está claro, através de vários depoimentos, que muita propina rolou para os governantes.

Os empréstimos que terão valores aplicados na Linha 4 são:
BNDES – LINHA 4
BANCO DO BRASIL – PRÓ CIDADES
AGÊNCIA FRANCESA DE DESENVOLVIMENTO – PMU

*Eliomar Coelho é engenheiro e deputado estadual pelo PSOL

FONTE: https://www.facebook.com/eliomarcoelho/photos/a.458709430830745.92883.442179582483730/1048866951814987/?type=3&theater

 

Deixe um comentário