Os ventos da Japuíba ameaçam soprar outras vezes no caminho da tocha olímpica no Rio de Janeiro

japuiba

Os protestos que ocorreram no bairro da Japuíba, área onde se concentram amplos setores das classes pobres do município de Angra dos Reis, e que efetivamente resultaram na “extinção” da chamada tocha olímpica surpreenderam as autoridades e organizadores do megavento esportivo organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), e ganharam repercussão na imprensa internacional (Aqui!).

Desdes os eventos ocorridos na Japuíba, os órgãos da mídia corporativa tem informado que a área de inteligência do governo federal (se isso lá existe no Brasil) estamos monitorando as redes sociais e convocando organizadores de eventos que incitam novos apagamentos da tocha olímpica.

Pois bem, a partir do que tenho observado nas redes sociais, o que transparece é que se está havendo algum tipo de tentativa de coerção para impedir novos protestos nas cidades em que a tocha olímpica ainda irá passar até o dia 05 de Agosto, o efeito dessas convocações, normalmente feitas pela polícia, não estão desencorajando os que querem protestar. Quando muito eles estão adotando atitudes mais discretas para garantir que novas “Japuíbas” venham a acontecer.

E quem pode condenar esses protestos? Afinal, no mesmo estado em que estão sendo gastos mais de R$ 40 bilhões com esse megaevento esportivo, áreas essenciais do serviço público como escolas e hospitais estão literalmente entregues a ratos e baratas.

Aqui mesmo em Campos dos Goytacazes onde a tocha olímpica deverá passar no próximo domingo (31/07) , eu não me surpreenderei nenhum pouco se os ventos da “Japuíba” também soprassem forte no caminho de passagem da tocha olímpica.  É que condições objetivas para que protestos ocorram não faltam, seja o problema de caráter estadual ou municipal ou de ambas esferas. A ver!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s