Financiamento privado dos Jogos Olímpicos: mais retórica do que fato

A edição de Agosto do “Jornal dos Economistas” que é publicado pelo Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro (Corecon/RJ) traz uma série de artigos que esmiuçam diferentes aspectos envolvendo a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 (Aqui!).

A maioria dos artigos de coletânea é assinada por pesquisadores que acompanham a realização deste megaevento sob um olhar crítico e que aborda diferentes aspectos de suas repercussões presentes e futuras. 

Um dos artigos que mais me parece apropriado para o debate é o assinado pela professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Nelma Gusmão de Oliveira, que destrincha um dos principais mitos envolvendo este megaevento: o de que o mesmo seria basicamente financiado pela iniciativa privada. 

Após demonstrar que há muito mais participação pública em termos de investimento e comprometimentos futuros em termos de dívida acumulada pelo Estado brasileiro, a professora Nelma Gusmão conclui dizendo que:

Os dados apresentados põem ao chão o argumento de 57% de financiamento privado dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e reafirmam a ideia de que formas diversas de organização dos números podem conduzir a diferentes representações do real. A retórica do financiamento privado converte em ganho o que de fato é custo e, além de legitimar custos sociais injusti cáveis, retira da esfera política a discussão da prioridade de investimentos realizados com rrecursos públicos.

Em outras palavras, o lucro com a realização do megaevento esportivo será essencialmente privado e às custas dos interesses públicos!

Abaixo posto o artigo completo para quem desejar lê-lo sem ter que acessar o site do Corecon/RJ.

retorica 1retorica 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s