
Em que pesem a grave crise financeira imposta na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) pelo (des) governo comandado por Luiz Fernando Pezão e Francisco Dornelles, a vida ainda pulsa e precisa ser celebrada.
É que a despeito de todas as tentativas de desmoralizar e desestruturar a universidade criada a partir da demanda da população de Campos dos Goytacazes, há ainda muito a ser festejado. O fato é que em seus 23 anos de história, a Uenf tem confirmado o papel que a ela foi demandado por aqueles que queriam sua criação na região Norte Fluminense.
Ainda que longe da perfeição, a Uenf tem contribuído para mudar a situação historicamente desfavorável de amplos setores da população a partir de intensas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Eu que cheguei na Uenf no início de 1998 a partir de uma opção por contribuir com a consolidação de um universidade que então tinha apenas 5 anos de existência, posso testemunhar que evoluímos muito ao longo do tempo. E não será este (des) governo antipopular que tirará a Uenf de seu destino manifesto.
Abaixo a matéria produzida pela Assessoria de Comunicação da Uenf para divulgar as atividades que vão ocorrer a partir desta segunda-feira (15/08). Como diz o informe da reitoria, todos estão convidados. Afinal, a Uenf é de todos!
UENF completa 23 anos de existência

Em 16 de agosto de 1993, começava a se tornar realidade um sonho antigo dos campistas: a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Para marcar os 23 anos da UENF, a Reitoria programou um dia inteiro de visitas ao campus universitário. É o “UENF de Portas Abertas”, a ser realizado nesta segunda-feira, 15/08/16, das 9h às 17h.
– Convidamos todos aqueles que ainda não conhecem o campus da UENF a participarem deste dia de congraçamento. Diversos setores da Universidade estarão de portas abertas, com funcionários preparados para receber os visitantes. A UENF é um patrimônio de Campos e da região e queremos que a comunidade local esteja efetivamente aqui dentro – disse a vice-reitora da UENF, Teresa Peixoto, que está à frente da organização do evento.
Dentre os locais a serem abertos à visitação nesta segunda, estão: Casa de Cultura Villa Maria, Centro de Convenções, Hospital Veterinário, Museu Anatômico, Casa Ecológica, Centrífuga Geotécnica, Herbário, Espaço da Ciência, Oficina do Projeto de Extensão ‘Caminhos de Barro’, entre outros espaços.
Como parte da programação de aniversário será exibida, na segunda-feira, uma mostra de documentários sobre Darcy Ribeiro, idealizador da UENF. E na terça-feira, 16/08, será realizada uma Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (Consuni) em homenagem aos 23 anos da Universidade, com a presença de diversas autoridades.
Veja a programação completa:
Polo Arte na Escola – Lápis, tinta e papel para que os interessados expressem artisticamente o belo cenário da Villa Maria e Quadrilátero.
Visitação do Acervo Fonográfico e Audição – Visita ao acervo com audição de fonogramas.