O ruído das ruas anuncia que a parada não está nada fácil para Anthony Garotinho

garotinho-mao-na-cabeca

Tenho me esquivado de abordar a eleição municipal em Campos dos Goytacazes. É que numa atmosfera marcada por paixões moduladas por adesões a diferentes máquinas e com a lamentável ausência de uma candidatura de esquerda, não tenho me sentido motivado a falar muito de um pleito que parece fadado ao continuísmo.

Mas não pensem que estou dando de barbada uma vitória do candidato do continuísmo do comando do grupo político do ex-governador Anthony Garotinho no executivo campista. É que dado o fato que inexiste uma pauta real de mudanças no conjunto das candidaturas que se dizem de oposição, vença quem vencer é provável que o modelo do governo permanecerá exatamente o mesmo que vem sendo aplicado pela prefeita Rosinha Garotinho.

O fato é que caminhando pelas ruas de Campos dos Goytacazes, tenho observado o mesmo fenômeno de polarização que vivenciei em 2004 na vitória de Carlos Alberto Campista contra Geraldo Pudim.  Além disso, não foram poucas as declarações que ouvi de eleitores que consideram o “Dr. Chicão” e seu vice, o fiel Mauro Silva, dois sujeitos bacanas, mas que vão votar em outros candidatos apenas para impedir que Anthony Garotinho continue mandando na Prefeitura.

E o interessante para mim é que essa percepção não resulta de uma ação de campanha dos múltiplos candidatos que se dizem de oposição. Para mim é coisa de percepção popular mesmo, o que torna o problema da rejeição por proximidade algo muito difícil de ser combatido. Além disso, há uma percepção difundida (justa ou não) que a máquina pública está sendo usada para garantir a vitória da chapa situacionista. E isso em tempos de controle social via redes sociais é quase um vírus mortal.

Para piorar ainda mais um cenário que é ruim, tenho ouvido também relatos de truculências e intimidações por parte de cabos eleitorais da verdadeira multidão de candidatos a vereador que apoia a chapa situacionista. Além de refletir a disputa particular pelas vagas na Câmara de Vereadora, toda essa truculência evidencia o grau de incerteza que existe em relação às chances de vitória da dupla formada por Dr. Chicão e Mauro Silva. 

Um complicador a mais neste tabuleiro político é o fato de que num eventual segundo turno, o mais provável é que haverá mais deserções do lado situacionista do que na oposição. É que a muito provável aglomeração de forças em torno do candidato oposicionista será certamente acompanhada de uma análise muito pragmática sobre que rumo tomar, especialmente entre aqueles candidatos situacionistas que agregarem menos voto para a chapa majoritária.

A partir do ouvi nas ruas é que avalio que a parada não está nada fácil para o ex-governador Anthony Garotinho, e esta eleição certamente exigirá que ele esteja no melhor da sua forma como agregador de multidões e de apaziguador de interesses conflitantes dentro de sua própria tropa.  Do contrário, a derrota será quase que inevitável.

Como a perda da Prefeitura de Campos dos Goytacazes equivaleria a receber um míssil Tomahawk pela proa do encouraçado, Anthony Garotinho deve estar analisando todas as suas opções para vencer. Para sorte dele, os candidatos de oposição são fracos e sem propostas palpáveis para melhor a gestão que aí está.  Mas nem isso apaga o fato de que o atual ruído das ruas está com uma tremenda cara de Carlos Alberto Campista. A ver!

Um pensamento sobre “O ruído das ruas anuncia que a parada não está nada fácil para Anthony Garotinho

  1. […] andavam nada fáceis para Anthony Garotinho na eleição para prefeito de Campos dos Goytacazes (Aqui!). Ontem, minha avaliação se confirmou com a vitória em primeiro turno do candidato Rafael Diniz […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s