Presidente de facto diz nos EUA que Brasil vive “estabilidade extraordinária”

Tem hora que eu acho que o Brasil vive um dos períodos de sua história mais dignos de merecerem um livro a la Franz Kafka. Só assim para entender a declaração dada pelo presidente de facto Michel Temer à capitalistas internacionais em Nova York de que o  “Brasil vive uma “estabilidade política” extraordinária (Aqui!) (ver reprodução parcial da matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo abaixo).

temer

Como não acredito que Michel Temer está falando do estado de exceção objetivo em que muitos brasileiros vivem hoje em suas comunidades pobres, penso que podemos estar diante do mesmo estado de negação que marcou a queda da monarquia durante a Revolução Francesa. É que tanto  o imperador Luís XVI como sua esposa Maria Antonieta (seria ela uma ancestral da jovem senhora Marcela Temer?) iam levando a vida na flauta e proferindo frases igualmente inacreditáveis até que a bastilha veio abaixo.

Agora, esquecendo os paralelos históricos, o que esse tipo de ação de mascate desconectada da realidade pode realizar é causar uma corrida para fora do Brasil das mesmas corporações que o presidente de facto procura encantar e atrair. É que toda corporação multinacional tem uma setor de inteligência que avalia a real situação de estabilidade de um país antes de decidir por investimentos. Isso incluiu o grau de fidedignidade das declarações dos principais líderes políticos desse país.  

Como nessa declaração nem Michelzinho Temer  (o herdeiro do presidente de facto) deve acreditar, é bem provável que estejamos diante de mais um mico político de Michel Temer. O problema é que ao virtualmente mentir em um público formado por personagens avessos ao risco, o presidente de facto tenha causado ainda mais dano a uma economia que já se encontra em frangalhos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s