Brasil em tempos de Minority Report: Lava Jato prendeu Palocci por falta de provas

Há uma semanas atrás a polícia do estado de São Paulo (mais conhecido como tucanistão) armou uma cilada e prendeu dezenas de estudantes sob a acusação de que iriam cometer crimes. Essa novidade que remonta ao filme de ficção científica estrelado por Tom Cruise, o Minority Report (Aqui!), foi considerado por muitos analistas políticos como mais um dos muitos exageros da polícia comandada por Geraldo Alckmin.

Mas não! Agora, graças ao site CONJUR, ficamos sabendo que o ex-ministro Antonio Palocci teve sua prisão decretada pelo inusitado fato de que inexistem provas contra ele no tocante ao recebimento de propinas que teriam sido pagas pela construtora Odebrecht (Aqui!).

Como assim? Preso por falta de provas é da mais absoluta novidade num país onde normalmente ninguém era preso sem provas, mesmo que se preciso fosse fabricá-las.

Essa novidade é uma pequena adaptação do tema do Minority Report, mas representa uma ameaça muito grande para as liberdades individuais, especialmente dos brasileiros mais pobres. É que enquanto Palocci e sua turma possuem advogados bastante caros e capacitados para defendê-los, o brasileiro pobre normalmente é desprovido da condição de sequer pagar um rábula para tratar de seus interesses legais.

Aos que vibram com a prisão de Palocci, lembro que todos os presos da tal Operação Arquivo X já foram colocados em liberdade pelo juiz Sérgio Moro. Agora, os muitos ladrões de galinha que estão presos pelo Brasil afora por crimes completamente bisonhos continuam enjaulados, com ou sem provas. Entretanto, com o padrão Minority Report que a Lava Jato está consolidando, os ladrões de galinha continuarão sendo mantidos presos mesmo sem provas. É que se pode com o Palocci, pode com qualquer um.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s