Ultraricos brasileiros condenam Bolsa Família enquanto guardam dinheiro em paraísos fiscais

A erupção de mais um vazamento de dados privilegiados sobre donos de empresas offshore, agora nas Bahamas, revela um dos segredos mais conhecidos dos ultraricos brasileiros. É que enquanto abominam a distribuição de parcos recursos aos mais pobres via políticas sociais, esse segmento privilegiado em todos os sentidos guarda suas fortunas em empresas offshore, longe dos braços da Receita Federal.

No caso do chamado conhecido como “Bahama Leaks“, o  jornalista Fernando Rodrigues está divulgando os nomes de detentores de empresas cuja finalidade não pode ser outra a não ser gerenciar recursos que são enviados ou obtidos fora do Brasil, sabe-se-lá-como e sob quais condições (Aqui!).

E os nomes que aparecem incluem banqueiros, donos de empresas como a Grendene e o Grupo Ultra e, por que não, os donos da Rede Globo (ver figura logo abaixo). Em comum todos esses personagens tem as suas vidas privilegiadas que transcorrem em condições nababescas, enquanto milhões de brasileiros sofrem cotidianamente para ter um mínimo de dignidade em suas existências.

offshore-jose-roberto-marinho

A revelação dessas empresas secretas num paraíso fiscal ocorre exatamente no mesmo momento em que o governo de facto de Michel Temer ameaça entregar empresas estatais a preço de banana, dar praticamente de presente o petróleo da camada Pré-Sal às petroleiras estrangeiras, e cometer profundos ataques aos direitos sociais e trabalhistas.

Essa situação de total descalabro explicita de forma cabal como os ultraricos brasileiros operam para nos manter como uma das sociedades mais desiguais do planeta. 

Resta saber até quando a paciência dos mais pobres com essa situação toda vai durar. Mas que ninguém se surpreenda se não durar muito. É que informações da natureza que está sendo desvelada pelas revelações do “Bahama Leaks” não ficam mais sob o controle daqueles que, inclusive, se beneficiam desses esquemas. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s