São Paulo terá “Marcha pela Ciência” no dia 22/04. E o resto do Brasil?

marcha pela ciência

Seguindo um movimento que está centrado nos EUA, mas que deverá alcançar todos os continentes, o Largo do Batata, localizado na região central da cidade de São Paulo deverá ser palco de uma “Marcha pela Ciência” no dia 22 de Abril, das 14 às 17 horas. Este movimento que está sendo divulgado nas redes sociais traz como objetivos  1 – Humanizar a ciência, 2 – Criar uma parceria entre os cientistas e a comunidade, 3 – Lutar por uma ciência mais aberta, inclusiva e acessível; 4 – Apoiar os cientistas, e 5- Afirmar a ciência como um valor democrático (Aqui!).

Se em São Paulo a realização desta marcha já ganha sentido em face dos seguidos ataques desferidos pelo governo tucano de Geraldo Alckmin contra as universidades estaduais paulistas e contra a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), imaginemos a importância que teria a realização deste evento no Rio de Janeiro, onde a precarização das universidades estaduais e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) já atingiu níveis que beiram o intolerável. Entretanto, ao verificar no mapa global das manifestações de apoio a que será realizada em Washington DC, verifiquei que no Brasil só está mesmo listada a que deve ocorrer na capital paulista  (Aqui!).

marcha

Por mais que pareça seguidismo em relação ao que está sendo feito nos EUA e em outras partes do centro do capitalismo contra os ataques que estão sendo desferidos contra o financiamento e autonomia da ciência, me parece que a realização de marchas pela comunidade científica brasileira, e a fluminense inclusa, se faz mais necessário ainda. É que não apenas estamos ainda em níveis inferiores de desenvolvimento, mas também estamos sofrendo o mesmo tipo de ataque obscurantista que está na raiz do lançamento deste movimento nos EUA.

Uma possível explicação para a falta de um processo mais amplo de manifestações em prol da ciência no Brasil seria a falta de reconhecimento de que cientistas são cada vez mais apenas mais uma categoria profissional, e não algum tipo de ser superior cujas necessidades pairam para além do mundo material. Chamem isso do nome que for, mas o produto final é que estamos, pelo menos no Rio de Janeiro, completamente paralisados frente a um ataque sem precedentes contra nosso ainda incipiente, porém importante, sistema de ciência e tecnologia.

A questão mais que me parece bastante óbvia é que caberia a organizações como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), que inclusive tem sua sede na cidade do Rio de Janeiro, e a Sociedade Brasileiro para o Progresso da Ciência (SBPC)  tomar a dianteira na organização deste tipo de atividade no Brasil. Entretanto, não me parece que isso ocorrerá porque verificando nos sites das duas entidades não encontrei nada sobre isso, o que não significa que outras organizações e setores da comunidade científica brasileira reproduzam o ato que ocorrerá em São Paulo em outras capitais brasileiras.

Mas uma coisa é certa. Se não houver uma reação ao desmanche em curso, pouca coisa restará da ciência brasileira. E aí já viu, restará aos cientistas que quiserem continuar na profissão rumarem para os aeroportos, e aos brasileiros a se contentarem com um país atolado no atraso científico e tecnológico.

5 pensamentos sobre “São Paulo terá “Marcha pela Ciência” no dia 22/04. E o resto do Brasil?

  1. […] São Paulo terá “Marcha pela Ciência” no dia 22/04. E o resto do Brasil? Marcos Pedlowski […]

  2. Unviersity of São Paulo disse:

    Onde e que horas?????????????????

  3. Paulo disse:

    A SBPC está apoiando a marcha sim… Está na aba de apoiadores do site (marchapelacienciasp.com/apoiadores)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s