Porto do Açu e seu elusivo primeiro vazamento de petróleo

,

Notei neste blog que nas notícias sobre o primeiro vazamento de petróleo durante uma operação “ship to ship” no Porto do Açu falava-se de tudo, menos do volume total vazado (Aqui!).

Pois bem, agora as notícias póstumas do vazamento nos trazem a boa nova de que o mesmo foi controlado, mas continua ausente a informação de quanto vazou, mas que tudo “está controlado” (Aqui! Aqui!).

vazamentoO tratamento deste vazamento remonta ao mesmo padrão que caracterizou casos anteriores envolvendo a salinização de águas e solos e da erosão costeira. É que o processo todo parece ter ficado firmemente nas mãos da controladora do Porto do Açu e suas empresas associadas, cabendo ao Estado apenas o papel de atestar que a situação agora está “controlada”.

E notemos que não houve a publicização de uma única e mísera imagem do vazamento, o que me leva a desconfiar que o problema não foi assim tão pequeno. É que ao contrário da salinização, a entrada de petróleo cru em águas marinhas deixa uma coloração característica que é incofundível. Por isso mesmo, não me surpreendo que não haja imagem nem do vazamento ou, tampouco, do trabalho das equipes que teriam recolhido “todo” o petróleo derramado.

Mas tão conspícua quanto a presença de imagens foi a dos órgãos ambientais que deveriam estar no interior do Porto do Açu para apurar o montante vazado e aplicar as multas ambientais proporcionais ao dano que foi causado. É que até onde apareceu apesar de se afirmar que uma equipe do INEA esteve no local, até o momento não se conhece pronunciamento sobre a aplicação das necessárias multas foram lavradas.

Enquanto isso, as chamadas “externalidades” vão todas caindo nas costas dos moradores do V Distrito de Sâo João da Barra. Já os lucros….

 

Um pensamento sobre “Porto do Açu e seu elusivo primeiro vazamento de petróleo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s