Em artigo na Science, pesquisadores denunciam ataques à pesquisas sobre biodiversidade no Brasil

Resultado de imagem para pumpkin toadlet

Em um artigo intitulado “Brazil’s government attacks biodiversity” publicado no dia de hoje pela prestigiosa revista Science, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, do Museu Nacional e da Universidade Federal do Rio de Janeiro denuncia um conjunto de medidas legais adotadas pelo governo federal que estariam sendo eles representando um profundo ataque à biodiversidade existente no Brasil (ver imagem abaixo) [1]. 

science

O principal destes dispositivos seria o desconhecido Decreto 8.772 de 2016 que, por sua vez, regulamenta a Lei nº 13.123, de 20 de maio de 2015, que dispõe sobre o acesso ao patrimônio genético, sobre a proteção e o acesso ao conhecimento tradicional associado e sobre a repartição de benefícios para conservação e uso sustentável da biodiversidade.

Segundo os pesquisadores, a enorme burocracia criada para dificultar a vida de quem trabalha com biodiversidade no Brasil, com o SisGen, CGen e outros sistemas, torna praticamente impossível a realização de pesquisas científicas, na medida em que recursos cada vez mais escassos vão ser consumidos com o registro de “cada espécimen, sequência de DNA, fotografia ou qualquer outra observação da biodiversidade brasileira, antes que se possa publicar apresentar em encontros científicos ou disseminar via veículos da mídia.”.

Os pesquisadores notam ainda que, paradoxalmente, atividades comerciais envolvendo a biota brasileira, tais como a exportação de peixes ornamentais, plantas e grãos não foram afetados por estas leis que colocam verdadeiros torniquetes sobre a atividade científica.

O risco, segundo eles, é que se torne impossível a realização de parcerias com pesquisadores estrangeiros o que, por sua vez, também resultaria numa perda de importantes colaborações que hoje tornam possível a ampliação do conhecimento científico sobre a rica biodiversidade brasileira.


[1] http://science.sciencemag.org/content/360/6391/865.1

Um pensamento sobre “Em artigo na Science, pesquisadores denunciam ataques à pesquisas sobre biodiversidade no Brasil

  1. […] “O risco, segundo eles, é que se torne impossível a realização de parcerias com pesquisadores estrangeiros o que, por sua vez, também resultaria numa perda de importantes colaborações que hoje tornam possível a ampliação do conhecimento científico sobre a rica biodiversidade brasileira”, explica em seu blog o geógrafo Marcos Pedlowski, professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (“Em artigo na Science, pesquisadores denunciam ataques à pesquisas sobre biodiversidade no Br…). […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s