Pesquisadores apontam que a Terra está a caminho de alcançar estado “estufa”

Resultado de imagem para hothouse state earth

Enquanto no Brasil vivemos um período pré-eleitoral onde a totalidade dos candidatos, incluindo a “ambientalista” Marina Silva, está evitando a temática ambiental como  o diabo foge da cruz, a mídia corporativa mundial está repercutindo a publicação de um artigo publicado na prestigiosa revista “Proceedings of of the National Academy of Sciences of the United States of America” onde os pesquisadores analisaram os riscos associados aos feedbacks do sistema climático terrestre que pode levar nosso planeta a uma região de não retorno ao bom clima que tivemos no Holoceno [1]. E as manchetes não são nada boas, como pode se observar abaixo.

hothhouse 2hothouse 1hothouse 3

 

É que no artigo, os pesquisadores ute a trajetória para o chamado “Hothouse Earth”, onde o clima é destabilizado de modo critico, a ponto de se transformar numa verdadeira estufa. Os  chamados tipping points (literalmente pontos de transbordamento ou de não retorno) estão na figura abaixo, e os impactos do que está ocorrendo em termos de destruição dos biomas existentes Amazonia foi incluído.

tipping points

Um das afirmações mais contudentes no artigo é de que a ultrapassagem de determinado limiar de mudança causaria uma mudança ainda maior na temperatura média da Terra do que o experimentado em qualquer período interglacial nos últimos 1,2 milhões de anos e uma elevação nos níveis dos mares maior do que o experimentado em qualquer momento no Holoceno.

Em outras palavras, a ação requerida para evitar estas mudanças drásticas no funcionamento do sistema climático da Terra é urgentíssima. Resta saber se haverá quem queira seguir o que a ciência está apontando. Me parece que se observarmos a cena política mundial, a hipótese é que a ciência será ignorada.  E que se estrepem as futuras gerações e a biodiversidade do nosso planeta.


[1] http://www.pnas.org/content/early/2018/07/31/1810141115

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s