Não se enganem: Bolsonaro escolheu um “true believer” para chanceler

araujo

Li várias manifestações assombradas em função da nomeação do embaixador  Ernesto Araújo como ministro das Relações Exteriores do futuro governo Bolsonaro. Entre as mais assombradas está a jornalista Miriam Leitão, espécie de porta-voz das organizações Globo para assuntos de política e economia, que considerou as ideias de Araújo como sendo ‘exóticas’ e ‘constrangedoras’.

Como curioso que sou resolvi dar uma visitada no blog “Metapolítica 17- contra o Globalismo” que o embaixador Ernesto Araújo impulsiona certamente nas suas poucas horas vagas no Itamaraty [1]. 

Pois bem, após ler algumas pérolas como a que diz que o Partido Democrata estadunidense está à esquerda de Che Guevara [2] ou que Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, teria tido um encontro com Deus no campo de batalha [3], ou que “o PT, fiel ao “belo ideal socialista”, odeia o ser humano” [4],  estou convencido que o embaixador Araújo é o primeiro quadro genuinamente bolsonariano entre todos os ministros que já tiveram seus nomes divulgados até agora, incluindo Sérgio Moro e Onyx Lorenzoni.  

O embaixador Araújo é como se diz um “true believer” do Bolsonarismo. O problema é que na posição de chanceler, a adoração que ele tem por Donald Trump [5], certamente colocarão o Brasil numa posição de vassalo dos EUA. Até aí tudo bem porque o mundo ideal para o novo chanceler parece ser o que a humanidade experimentou no período Medieval [6]. O problema é que sendo um “anti globalista” como ele diz que Trump é, Araújo vai acabar privando o Brasil de importantes canais de diálogo com seus principais parceiros comerciais, a começar pela China e pela União Europeia.

Mas nada disso deverá abalar a posição de Araújo no futuro governo Bolsonaro, pois, afinal, como eu já disse ele será uma espécie de “true believer” solitário dentro da equipe de governo. 

Ah, sim, como um dia já fez o ministro Celso Lafer ao chegar aos EUA, Ernesto Araújo deverá tirar o sapato para passar na máquina de Raios-X que a imigração estadunidense reserva aos “aliens” que visitam o seu país [7 & 8]. A diferença é que, ao contrário de Lafer que fez isto obrigado, Araújo deverá fazê-lo de bom grado. Afinal, tudo o que os EUA mandam deve ser bom para o Brasil.


[1] https://www.metapoliticabrasil.com

[2]  https://www.metapoliticabrasil.com/blog/a-elbereth-gilthoniel

[3] https://www.metapoliticabrasil.com/blog/antes-da-batalha

[4] https://www.metapoliticabrasil.com/blog/eu-vim-de-graça

[5] https://www.metapoliticabrasil.com/blog/sequestrar-e-perverter

[6] https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/375225/Celso-Amorim-novo-chanceler-coloca-o-Brasil-na-Idade-Média.htm

[7] https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2011/06/14/celso-lafer-descalco-em-aeroporto-exemplifica-submissao-de-fhc-aos-eua-diz-estudo-do-ipea.htm

[8] https://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2018/11/15/novo-chanceler-foi-do-anuncio-para-a-frigideira/?fbclid=IwAR2tzB0NCQt4C3soWmPHPKGUsuhRZoB8enp3A35c1lR3BHX8Yni3kVLkp0U#fotoNav=1

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s