Apoio de proprietários a Jair Bolsonaro gera “black list” de estabelecimentos comerciais a serem boicotados

black list

Os proprietários de estabelecimentos comerciais em Campos dos Goytacazes que se engajaram publicamente na campanha vitoriosa de Jair Bolsonaro podem estar notando (ou não) uma diminuição no afluxo de clientes, o que poderia ser visto como trivial no período de férias. 

Entretanto, essa diminuição parece não ter nada de trivial. A causa mais provável é a criação e circulação em grupos fechados de uma lista de estabelecimentos a serem evitados por cidadãos que se afiliam à causas que hoje estão sob ataque pelo governo Bolsonaro.

Já tive acesso a pelo menos duas das listas que estão circulando em redes sociais, e pude verificar a inclusão de instituições privadas de ensino (escolas e faculdades), bares, restaurantes, consultórios médicos, clínica de tratamento estético, academias, hamburguerias e até a de uma livraria tradicional que opera na região central de Campos dos Goytacazes.

Concordando ou não com esse tipo de “black listing“, o fato é que ao se dedicarem a apoiar uma candidatura (e agora um governo) que se dedica a aplicar uma agenda considerada como altamente detrimente aos direitos de determinados segmentos sociais, os proprietários destes estabelecimentos esqueceram uma regra de ouro para quem atua no setor de serviços:  o dinheiro pode não ter ideologia, mas o cliente tem. 

E em um momento em que tudo gira em torno das diferenças ideológicas, fazer campanha de forma explícita em redes sociais pode significar que por este mesmo mecanismo eles serão castigados. Isto gera uma nova máxima em tempos de internet: quem com rede social fere, com rede social será ferido.

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s