O leão e as hienas de Bolsonaro: a bomba semiótica que explodiu no colo de quem lançou

bolso leo 1

O vídeo abaixo aparentemente teria como objetivo incensar a base eleitoral do governo Bolsonaro para que se fortaleça a defesa política do presidente Jair Bolsonaro. Mas dado que o presidente o removeu de sua página oficial na rede social Twitter pouco tempo depois de ir ao ar, várias interpretações podem ser feitas, mas nenhuma que indique que houve o êxito pretendido.

É que ao pintar todas instituições, sindicatos, conselhos de classe, o próprio partido do presidente Jair Bolsonaro e até a Lei Rouanet como “hienas” que cercam um leão indefeso pode ter produzido o efeito de unir até inimigos figadais que, de fato, podem passar agora para uma ação mais unificada.

Um detalhe sobre o vídeo original é que o leão indefeso que aparece mortalmente acossado pelas hienas está, de fato, no final da sua vida. Assim, mesmo o aparecimento de um companheiro que surge para impedir o banquete das hienas está apenas atrasando o inevitável.  Eu fico imaginando se quem usou essa bomba semiótica levou em conta o fato natural que está por detrás das cenas mostradas no vídeo: um leão velho à beira da morte tendo que se deparar com seus competidores em condições de alta fragilidade. 

Enfim, o problema é que ao calcular todas as repercussões da bomba semiótica lançada para identificar todos os inimigos do presidente, o efeito final poderá ser oposto ao pretendido. Mas talvez mais em linha com o que o vídeo original mostra. A ver!

 

Um pensamento sobre “O leão e as hienas de Bolsonaro: a bomba semiótica que explodiu no colo de quem lançou

  1. chicoary disse:

    Para uma perpectiva diferente da situação recomendo a análise afiada do Duplo Expresso (https://duploexpresso.com/) nas suas últimas edições.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s