Vídeo denuncia Norsk Hydro por poluição continuada em Barcarena (PA)

barcarena

A empresa norueguesa Norsk Hydro cujo acionista majoritário é o governo da Noruega esteve nas manchetes por causa de um incidente que revelou o uso de dutos clandestinos para despejar rejeitos de sua produção em recursos hídricos no município paraense de Barcarena. 

Agora passada a “notoriedade” conseguida por aquela descoberta, a situação causada pela Norsk Hydro em Barcarena estava meio que esquecida. Entretanto, graças às redes sociais, um vídeo denuncia que a empresa continua poluindo os corpos hídricos da região com o despejo de alumina (ou óxido de alumínio) na atmosfera durante as operações rotineiras de carga e descarga (ver vídeo abaixo).

O problema é que em meio ao caos ambiental instalado pelo governo Bolsonaro a partir do desmantelamento das agências que garantiam um mínimo de observância das leis ambientais, ficará cada vez mais difícil controlar operações portuárias envolvendo este tipo de poluente.

Agora, me parece óbvio que no caso da Norsk Hydro, a falta de punições modelares acaba servindo como incentivo para a continuidade de práticas que não seriam toleradas se estivessem ocorrendo na Noruega e não no interior da Amazônia brasileira.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s