Confinamento social em processo de relaxamento sinaliza que mais mortes virão em Campos

comércio campos

Todo o imbróglio que está sendo criado pela  disputa entre diferentes modelos de confinamento social está servindo ao propósito de afrouxar o cumprimento dos decretos que em níveis estadual e municipal contribuíram até aqui para diminuir o número de infectados pelo COVID-19.  

Faço esta declaração em observações que fiz, ontem de tarde e na manhã desta 3a. feira, em diferentes partes do centro histórico da cidade de Campos dos Goytacazes onde diversos estabelecimentos já funcionam de portas levantadas. E, pior, com filas longas se formando sem que haja qualquer preocupação com a distância mínima de 1,5 metro que é sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

E esse processo de relaxamento ocorre em meio às informações oficiais de que o número oficial de infectados em Campos dos Goytacazes está em curva ascendente, destacando-se que há uma provável subnotificação dos casos realmente existentes.

Ainda que eu entendo que muitos proprietários desses estabelecimentos já estavam com a “corda no pescoço” antes das determinações para fechamento do comércio para conter a disseminação explosiva do COVID-19, algo precisa ser feito para impedir que os decretos governamentais sejam descumpridos.

A razão para isto é simples: se as aglomerações continuarem crescendo, o número de infectados pelo COVID-19 vai crescer exponencialmente e, em poucos dias, as unidades hospitalares vão estar lotadas de pessoas doentes sem que haja uma estrutura mínima para tratá-las. Daí passaremos para outra dificuldade que já está ocorrendo até em cidades como Nova York e Milão a falta de locais para enterrar os mortos. 

Com a palavra o jovem prefeito Rafael Diniz e seus menudos neoliberais.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s