Jardim São Benedito, uma jóia corroída pelo descaso e pelo abandono

jardim são benedito

A cidade de Campos dos Goytacazes possui pouquíssimas áreas que merecem a designação de “verdes”, sendo o chamado “Jardim São Benedito” a de maior valor histórico e caracterizado até anos atrás por uma frequência relativamente democrática por parte de diferentes segmentos da população que ali acorriam para momentos de tranquilidade entre pais e filhos, e por praticantes de diferentes esportes.

Lamentavelmente o Jardim São Benedito, como as poucas áreas similares que ainda resistem em uma cidade que precisa urgentemente começar um processo de transição ambiental, foi literalmente abandonada ao longo do governo do ex-prefeito Rafael Diniz, e permanece assim nos primeiros meses do governo de Wladimir Garotinho.

Como frequento muito aquela área, vejo as estruturas que ali existem sendo deixadas para apodrecerem, como se o Jardim São Benedito não tivesse a importância que tem. Enquanto isso, a cidade de Madrid que já possui áreas verdes monumentais acaba de lançar um projeto ambicioso de plantar um bosque urbano de 75km2 que estará associado a outros equipamentos de consolidação dos objetivos ambientais, incluindo um viveiro florestal e um centro agroecológico. O terceiro e mais importante destes equipamentos passará pela  recuperação da fábrica da Arcelor, que abrigará o Centro de Restauração Ambiental de Madri, que sediará um centro de monitorização e gestão do Bosque Metropolitano e um impulso para a necessária transição ecológica que preparará a capital espanhola para o advento dos piores cenários das mudanças climáticas.

Ainda que se saiba que Campos dos Goytacazes não é Madri, há que se entender por aqui a importância de iniciar urgentemente um processo de transição ecológica, e que bem poderia começar por um cuidado maior com uma das poucas áreas verdes que a cidade possui.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s