Com os pés no chão: uma mulher comunista será a próxima prefeita de Santiago do Chile

iraci hasslerIrací Hassler. Foto: AFP / Marcelo Hernandez

Por Martin Ling para o Neues Deutchland

Irací Hassler: um nome incomum para uma mulher incomum. Este é o nome da futura prefeita de Santiago do Chile com raízes indígenas e suíças. Irací Hassler disse em uma entrevista ao El Siglo, o jornal semanal do Partido Comunista do Chile (PC do Chile), do qual faz parte, que está cansada de ouvir repetidamente seu nome e sobrenome. Ela deve seu primeiro nome à mãe brasileira, indígena, tupí-guarani, e o sobrenome ao pai de raízes suíças, politicamente de direita, mas que respeita sua carreira.

Irací significa abelha rainha em Tupí-Guaraní, o que não é ruim para um prefeito. O fato de Hassler ter derrotado o titular da extrema direita Felipe Alessandri nas eleições do fim de semana passado é uma sensação. Uma jovem vereadora que pertencia à Juventude Comunista até 2018 vence o governador. Com uma vantagem de 3.000 votos, com quase 39% contra 35% dos votos. Pela primeira vez, uma comunista se torna prefeita de Santiago do Chile, e nenhum comunista jamais conseguiu.

Irací Hassler foi politizada no movimento estudantil em 2011, no qual outra comunista, Camila Vallejo – agora parlamentar – se tornou a cara do movimento. Naquela época, Hassler ingressou na »La Jota«, a  juventude comunista do Partido Comunista do Chile.

Em 2016, Hassler concorreu à Câmara Municipal de Santiago, embora ainda não conhecesse a cidade. A receita dela mesmo naquela época: “Dejar los pies en la calle” – deixe os pés na rua, conheça pessoas, comunique-se diretamente com elas sobre seus problemas. Então ela veio para a prefeitura e agora está substituirá Felipe Alessandri. “Mais ou menos mal”, ela se dava bem com ele como vereadora. Agora Alessandri fica na segunda fila e Hassler assumirá a prefeitura.

fecho

Este texto foi escrito inicialmente em alemão e publicado pelo Neues Deutschland [Aqui!].

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s