Revisão por pares: estudo mostra que pesquisadores “doam” US$ 1 bilhão de tempo de trabalho não pago às grandes editoras científicas

revisão tempo

Aczel, B., Szaszi, B. & Holcombe, AO Uma doação de um bilhão de dólares: estimando o custo do tempo dos pesquisadores despendido na revisão por pares . Res Integr Peer Rev  6,  14 (2021). https://doi.org/10.1186/s41073-021-00118-2

Texto completo

A quantidade e o valor do trabalho de revisão por pares dos pesquisadores é fundamental para a academia e a publicação de periódicos. No entanto, este trabalho é pouco reconhecido, sua magnitude é desconhecida e formas alternativas de organizar o trabalho de revisão por pares raramente são consideradas. Usando dados disponíveis publicamente, uma estimativa do tempo dos pesquisadores e contribuição baseada no salário para o sistema de revisão por pares do periódico é fornecida.

O tempo total que os revisores trabalharam globalmente em avaliações por pares foi de mais de 100 milhões de horas em 2020, o equivalente a mais de 15.000 anos. O valor monetário estimado do tempo que os revisores americanos gastaram em revisões foi de mais de $ 1,5 bilhão em 2020. Para revisores na China, a estimativa é de mais de $ 600 milhões, e para revisores no Reino Unido, cerca de 400 milhões de dólares americanos.

Conclusões

Por design, é muito provável que nossos resultados sejam subestimados, uma vez que refletem apenas uma parte do número total de periódicos em todo o mundo. Os números destacam a enorme quantidade de trabalho e tempo que os pesquisadores dedicam ao sistema editorial, bem como a importância de se considerar formas alternativas de estruturar e pagar pela revisão por pares. Esse processo é estimulado por meio da discussão de alguns modelos alternativos que buscam potencializar os benefícios da revisão por pares, melhorando sua relação custo-benefício.

compass

Este texto foi escrito inicialmente em Espanhol e publicado no “Universo aberto”, Blog da Biblioteca de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca [Aqui!].

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s