Assassinato de congolês no Rio de Janeiro por cobrar salários gera revolta e indignação

moise_congoles_rj

A morte do imigrante congolês Moïse Kabamgabe, no Rio de Janeiro, gerou protestos neste final de semana no bairro da Barra da Tijuca, onde o fato aconteceu. Kabamgabe foi espancado por cinco homens em frente a um quiosque na orla da praia, segundo familiares.

A tragédia suscitou debates sobre racismo e xenofobia – dois crimes dos quais imigrantes são comumente vítimas –, embora o caso esteja sob investigação da Polícia Civil. De acordo com Jéssika Jonas, gerente do “Ven, Tú Puedes”, projeto da ONG Visão Mundial que trabalha como imigrantes e refugiados, especificamente os venezuelanos, “o Brasil conta hoje com um aparato legal para reger a política migratória e, por isso, é importante que, caso comprove-se motivação racial, cultural ou de nacionalidade, que os dispositivos existentes hoje em lei para esses crimes também sejam aplicados na prática”.

Recentemente, a Visão Mundial lançou uma iniciativa para ajudar venezuelanos que são vítimas de exploração de trabalho, uma realidade também na vida de estrangeiros de várias outras nacionalidades. O projeto “Ven, Tú Puedes!” é um projeto da ONG, apoiada pelos Estados Unidos, que, desde 2019, visa acolher os migrantes e refugiados venezuelanos em situação de vulnerabilidade social. O foco da iniciativa é promover a inserção no mercado de trabalho, garantindo renda para as famílias. São três eixos principais que estruturam o projeto: empregabilidade, empreendedorismo e envolvimento do setor privado. Contudo, para este ano, vai colocar em prática um novo eixo: o de proteção, para identificar casos de violações trabalhistas.

Marcado por ações importantes que promovem a integração social e econômica, o projeto atendeu 40 mil pessoas direta ou indiretamente no ano de 2021, formou mais de mil em Língua Portuguesa, ajudou na emissão de carteiras de trabalho, elaboração de currículos e no incentivo ao negócio próprio.

Sobre a Visão Mundial

A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s