Petrópolis, uma tragédia anunciada: entrevista ao jornalista Roberto Barbosa

petropolis 1

Na manhã desta 5a. feira (24/02) concedi uma entrevista presencial ao jornalista Roberto Barbosa com o foco na tragédia ocorrida recentemente na cidade de Petrópolis, que continua tentando encontrar desaparecidos no chamado “Morro da Oficina”, cuja previsão de desmoronamento já tinha sido prevista em um relatório contratado pela Prefeitura Municipal daquele município (ver vídeo abaixo).

Lamentavelmente considero que se não houver uma profunda mudança de postura tanto de governos municipais e estaduais, como da população (especialmente daquelas pessoas vivendo em áreas com conhecido risco geológico), ainda teremos outros casos tão catastróficos quanto o que está se vivendo em Petrópolis.  E reafirmo, as eventuais repetições de mais esta tragédia anunciada não se darão por falta de conhecimento científico, mas por causa do desprezo do que a ciência já estabeleceu e é capaz de prever.

Finalmente, não custa nada lembrar que os montantes reservados para festas natalinas e publicidade pela Prefeitura de Petrópolis no orçamento municipal eram maiores do que aquele reservado para serviços de contenção de encostas. Em outras palavras, essa tragédia era anunciada, mas foi desprezada por aqueles que prepararam e aprovaram o orçamento municipal  petropolitana de 2021.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s