Vitória sindical em uma planta da Amazon em Nova York mostra a via a ser seguida

union amazonOs membros da ALU liderados por Chris Smalls comemoram a vitória na votação para formar um sindicato em uma loja da Amazon em Nova York. Foto: AFP/Andrea RENAULT

Por Moritz Wichmann para o Neues Deutschland

Nova York é uma cidade sindical, até os democratas centristas gostam de dizer isso. Além disso, há também uma forte esquerda na metrópole. Ambos contribuíram para a representação sindical em um site da Amazon nos EUA pela primeira vez. Mas as condições iniciais favoráveis ​​foram apenas uma das razões para o sucesso histórico. O trabalho de base dos trabalhadores em torno de Chris Smalls também foi crucial.

Na campanha anti-sindical interna da empresa, a Amazon pôde se basear em preconceitos latentes contra dirigentes sindicais corruptos que são comuns nos EUA. Os radicais de esquerda também gostam de polemizar contra os burocratas sindicais – às vezes de maneira exagerada. Mas é claro que Smalls e seus colegas ativistas da Amazon Labor Union (ALU) poderiam ser mais autênticos para as seções não ativistas da força de trabalho no armazém da Amazon em Staten Island em seu lobby pela formação de sindicatos. Justamente porque não eram profissionais que vinham de fora. Esse é parcialmente o caso do sindicato de varejo RWDSU, que está tentando estabelecer um sindicato em outro local da Amazon no conservador Alabama .

Dadas as taxas historicamente baixas de sindicalização no setor privado dos EUA , o sucesso da ALU aponta o caminho: deixe os trabalhadores liderarem, deixe os ativistas apoiá-los e sejam mais confrontadores e diretos – e também assuma riscos. Isso pode ser visto no poderoso sindicato dos trabalhadores do transporte, Teamster, que recentemente se democratizou e planeja ser mais ativista no futuro. Outros sindicatos devem agora seguir esses exemplos.


color compass

Este texto foi escrito originalmente em alemão e publicado pelo jornal “Neues Deutschland” [Aqui!].

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s