Organizações cobram reunião com cônsul da Holanda para discutir violações socioambientais cometidas no Porto Central em Presidente Kennedy (ES)

porto central

Ao Sr. Roland Martin,
Consul Geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro

Assunto: Participação de Empresas e do Estado Holandês no Porto Central

Nós, organizações da sociedade civil brasileira, reunidos na Campanha Antipetroleira “Nem um poço a mais!”, vimos mais uma vez solicitar uma reunião com o Consulado Holandês. Urge que o Consulado responda às questões, alertas e pedidos de informações relacionadas à participação de empresas e do Estado Holandês no Porto Central.

Ainda em Agosto de 2021, enviamos um e-mail ao Consulado da Holanda no Espírito Santo. Tratava de alertar o Consulado sobre as violações de direitos humanos e da natureza relacionadas à instalação do Porto Central na fronteira Sul capixaba com o Norte do Rio de Janeiro. Não houve resposta.

Em Novembro de 2021, após encontro da sociedade civil capixaba e  Norte Fluminense em Presidente Kennedy, enviamos novo e-mail, solicitando uma reunião com o Consulado da Holanda no Espírito Santo. Sem resposta. Em pequeno grupo, com segurança sanitária (máscara, distanciamento, álcool), fomos entregar presencialmente a Carta, no endereço do consulado, em Vila Velha. O endereço era fake, de uma pedreira. Havia se mudado, mas ainda sem endereço público. Na sequência, fizemos contato telefônico com o Sr. Andreas Schilte. Ele acusou recebimento de nosso e-mail e nos disse que reenviaria para o Consulado Geral, no Rio de Janeiro. Até agora, meados de Maio/2022, não houve nem uma reação formal ao e-mail enviado. Nem sequer um protocolo.

Não cremos que tenha sido o mesmo, o tratamento dado às empresas holandesas interessadas na construção e instalação do Porto Central.

Reenviamos em anexo a Carta, ainda sem resposta. E aguardamos agendamento urgente de reunião do Consulado Geral com as organizações da Campanha.

Saudações,
Organizações da Campanha Antipetroleira “Nem um poço a mais!”.


Quem quiser ler a íntegra da carta ao cônsul da Holanda em maio de 2021, basta clicar [Aqui!]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s