Mudanças climáticas, padrões extremos de chuva e formas tradicionais de governar… a tempestade perfeita

Há algum tempo este blog tem abordado os graves problemas que estão acompanhando o processo de mudanças climáticas. Não foram poucas as vezes que eu já me manifestei, no caso particular de Campos dos Goytacazes, sobre a necessidade de se ter algum tipo de avaliação dos diques que protegem o núcleo urbano principal das cheias do Rio Paraíba do Sul. 

Até hoje esses alertas foram solenemente ignorados pelas autoridades municipais, independente da admnistração ou do prefeito que estivesse governando Campos dos Goytacazes. Agora com a queda de pelo menos 200 metros do dique de contenção na Avenida XV de Novembro (ver imagens abaixo), a lógica é que só haja preocupação com a obra que terá de ser feita e não com o problema maior. 

E qual seria esse problema maior? A necessidade de que as estruturas urbanas sejam revisadas e até refeitas para que haja a necessária adequação ao novo padrão climático que traz junto, entre outras coisas, períodos intensos de chuvas em pequenos espaços de tempo. Sem essa adequação, vamos ficar enxugando gelo e vendo muito dinheiro sendo desperdiçado em estruturas inadequadas para a nova realidade climática.

Ah, sim, não vai adiantar nada ter técnicos e políticos colocando o vistoso colete da Defesa Civil para dizer que estão colocando o pé no barro. O problema atual é muito mais complexo do que o que já se enfrentou no passado. Por isso, formas tradicionais e antiquadas de governar não vão adiantar nada.  Por isso, melhor será fazer uma ampla avaliação das condições estruturais dos diques de proteção do que posar para fotos rápidas para o Instagram.

A boa notícia é que já existe muito conhecimento sobre preparar as estruturas urbanas a um mundo climaticamente transformado. Resta saber se vai haver vontade de governos e órgãos de gestão ambiental para enfrentarmos o grande desafio que está posto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s