Reestatizar a água e esgoto, barateia o custo: o exemplo de Setúbal em Portugal

agua-é-do-povo-798

Os consumidores cativos da concessionária Águas do Paraiba estão sendo premiados com uma conta extra neste início de fevereiro por conta de uma derrota na justiça que decidiu dar mais um brinde a uma empresa que hoje fatura milhões e entrega serviços de baixa qualidade.  E notem que a empresa do grupo Águas do Brasil acaba de ter mais um relatório reprovado pela Câmara Municipal de Vereadores por simplesmente não cumprir obrigações e continuar impondo custos altíssimos aos campistas.

A impressão que muita gente tem é que essa condição de consumidor cativo é uma espécie de prisão de onde não se pode escapar, mas isto não é nem próximo da verdade. Bastaria apenas que o prefeito Wladimir Garotinho e o agora presidente da Câmara de Vereador Marquinho Bacelar decidissem colocar o interesse da população em primeiro lugar e realizassem a imediata reestatização desse serviço público.

água privada

Alguns diriam que estou falando besteira, mas se fizessem isso o fariam apenas por ignorãncia. É que dezenas de cidades e capitais europeias já reestatizaram os serviços de água e esgoto, já que a iniciativa privada se mostrou incapaz de não só baixar o custo do consumidor, mas também de oferecer serviçso de qualidade.

Um exemplo recente de uma cidade que reestatizou os seus serviços de água e esgoto, e agora espera diminuir o custo das contas em algo próximo de 20% foi Setúbal que fica localizada a cerca de 49 km de Lisboa. Lá como em outras cidades europeias, os serviços deficientes e o custo alto fizeram com que a prefeitura não renovasse o contrato de concessão e retomasse o oferecimento direto dos mesmos. Mas é importante dizer que outrs 500 cidades no mundo, a maioria na Europa já tinham feito antes, aquilo que Setúbal fez agora.

Desta forma, é preciso que se inicie imediatamente a discussão para que a consequência da última reprovação do relatório da Águas do Paraíba pela Câmara de Vereadores seja a suspensão do contrato e a imediata criação de uma empresa municipal que passe a gerir os serviços de água e esgoto. É que já passou da hora de dar um basta a todos os desmandos que a Águas do Paraíba realiza nesta cidade tão rica, mas com um povo tão pobre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s