Florestas & Finanças lança novo relatório sobre o financiamento de projetos que causam o colapso da biodiversidade

A 'Crossroads' for Humanity: Earth's Biodiversity Is Still Collapsing - The  New York Times

 A Coalizão Florestas & Finanças começou a compartilhar o seu novo relatório intitulado Financiando o Colapso da Biodiversidade.  Este relatório  pretende ser um equivalente ao relatório Banking on Climate Chaos, mas agora voltado para os impactos causados por grandes financiamentos bancários sobre a biodiversidade.

O relatório mostra que, desde a assinatura do Acordo de Paris, os bancos forneceram pelo menos 307 bilhões de dólares em crédito às 300 maiores empresas de commodities com risco de desmatamento tropical. Além disso, investidores institucionais detinham 38 bilhões de dólares em títulos e ações nestas empresas, em setembro de 2023, sendo que 66% desse total é proveniente de apenas dois países: os Estados Unidos e a Malásia.

A análise das políticas das instituições financeiras mostra que elas são perigosamente inadequadas. A pontuação média das políticas foi de apenas 17%, com quase metade pontuando abaixo de 10%.

O relatório exige que os governos e as instituições financeiras atuem com urgência para parar e reverter a perda de biodiversidade, respeitar e priorizar os direitos dos povos indígenas e das comunidades locais, promover uma transição justa, garantir a integridade dos ecossistemas e alinhar os objetivos institucionais para todos os sectores.

desmatamento 1

A Florestas & Finanças irá realizar um webinário para apresentar as principais análises do relatório no dia 21 de fevereiro de 2024, às 10:00 horário de Brasília. Clique aqui para fazer sua inscrição.
Você também pode pesquisar a base de dados de fluxos financeiros, e as avaliações de políticas, no site da Florestas & Finanças.

15 maiores tomadores

Quinze maiores tomadores de financiamentos que causam riscos à biodiversidade na América do Sul

A Florestas & Finanças é uma iniciativa de uma coalizão de organizações de campanha e pesquisa, incluindo Rainforest Action Network, TuK Indonesia, Profundo, Amazon Watch, Repórter Brasil, BankTrack, Sahabat Alam Malaysia e Friends of the Earth US. As demandas do relatório também foram endossadas por vários parceiros.

Deixe um comentário