The International Network of Atlantic Seaports and Global Interactions (GLOPORTS), rede de investigação internacional, organiza a 1ª Jornada Internacional da sua Escola de Mestrado e Doutoramento, destinada a estudantes de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento, cujo trabalho académico se desenvolva no âmbito dos estudos portuários atlânticos na longa diacronia e das suas interações globais. Aceitamos propostas de comunicação sobre investigação em curso focada nos seguintes eixos temáticos com especial interesse sobre a dimensão histórica:
- Efeitos na longa duração da circulação marítima e das trocas através dos espaços portuários: pessoas, bens, tecnologia, conhecimentos, culturas, escravatura, sistemas ambientais, religiões e ideias.
- Impacto da geopolítica nas dinâmicas portuárias: efeitos das dinâmicas de longa duração e impacto nas estruturas sociais e económicas. Globalização, mundialização, colonização, descolonização, revoluções, política de blocos, multilateralismo ou recomposição da hierarquia das grandes potências políticas e económicas.
- Dinâmicas portuárias e o ambiente. Influência ou impacto das infraestruturas e das atividades portuária no ambiente, bem como na relação porto-cidade.
- O papel da agência e as relações sociais nos portos. Este eixo centra-se nas relações sociais de produção nos ambientes portuários, analisando a relação entre a propriedade e o capital e a força de trabalho. Os estudos de género são de particular interesse neste domínio.
- Estudo sobre o património marítimo-portuário, gestão do património em espaços aquáticos e da interface, bem como em ambientes portuários urbanos, tendo em conta a dimensão material, monumental e universal, imaterial, viva e comunitária.
A Escola de Mestrado e Doutoramento da REDE “GLOPORTOS” visa incentivar e apoiar o processo de elaboração e defesa de teses de mestrado, teses de doutoramento e investigações de pós-doutoramento, a fim de se dar a conhecer e discutir trabalhos em curso sobre estudos portuárias, bem como promover o intercâmbio com especialistas e entre estudantes. Ao mesmo tempo, estes colóquios visam reforçar os percursos académicos individuais em torno de temas afins e consolidar o intercâmbio e o trabalho coletivo neste domínio.
Estas Jornadas destinam-se a estudantes de mestrado, doutoramento e investigadores em pós-doutoramento de diferentes universidades e instituições científicas que trabalhem a história dos portos atlânticos na longa diacronia e as suas interações globais. A sessão terá início com uma conferência de abertura sobre o estado atual dos estudos portuários e novas perspetivas sobre esta área de investigação. Devido ao volume e à natureza das apresentações, a conferência desenvolver-se-á em torno de vários eixos temáticos e em sessões virtuais consecutivas.
Os interessados em participar devem enviar as suas propostas para: atlanticglobalseaports@gmail.com
A participação pode ser creditada em 8 horas letivas de acordo com os critérios de cada universidade.
Serão emitidos certificados a todos os participantes
Calendário
O prazo para a apresentação de propostas de comunicação: terça-feira, 13 de maio de 2025.
A aceitação final será comunicada até terça-feira, 20 de maio de 2025.
A conferência realizar-se-á virtualmente na sexta-feira, 13 de junho de 2025.
Regras de apresentação de propostas de comunicação
As propostas podem ser apresentadas em qualquer uma das línguas oficiais da REDE GLOPORTS: inglês, espanhol, português e francês. Além disso, devem conter as seguintes informações:
– Título
– Nome completo
– Afiliação institucional
– Breve CV (máx. 50 palavras)
– Resumo (máx. 200 palavras)
– Seleção do eixo temático da proposta de comunicação de 1 a 5.
Cada apresentação terá uma duração máxima de 15 minutos para permitir o intercâmbio e a discussão.
As apresentações podem ser efetuadas em qualquer uma das línguas oficiais da rede.
O power point deve estar em inglês.
Comitê Organizador e Científico
Daniel Castillo Hidalgo (Universidade de Las Palmas de Gran Canaria)
Gustavo Chalier (Universidade Nacional del Sur)
Miguel Ángel De Marco (CONICET)
Catarina García (FCSH-Universidade NOVA de Lisboa)
Cezar Honorato (Universidade Federal Fluminense)
Michael Limberger (Universidade de Gante)
Jesús Ángel Solórzano Telechea (Universidade de Cantabria)
