A Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro (APG-RJ), entidade representativa da categoria em território fluminense, vem declarar seu irrestrito apoio à luta dos discentes do curso de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela melhoria das condições de segurança nos trabalhos de campo, através da renovação da frota de veículos que, hoje, encontra-se em péssimas condições.
Entendemos que os trabalhos de campo constituem fator imprescindível para a boa formação de geólogas e geólogos, sendo inclusive uma característica que confere excelência à graduação em Geologia da UFRJ, que sempre privilegiou essas atividades, representando um diferencial das suas alunas e alunos no mercado de trabalho.
A frota de ônibus e vans utilizada para trabalhos de campo não apenas da Geologia, mas dos cursos de Geografia, Biologia e outros, possui muitos anos de uso, sendo utilizada frequentemente para longas viagens para o Nordeste e Sul do país (inclusive com viagens para fora do território nacional), muitas vezes em rodovias mal conservadas ou de terra, que provocam forte desgaste nos veículos. As condições de manutenção das viaturas estão longe de serem as ideais, sendo comuns quebras dos veículos durantes as viagens, as vezes em locais ermos, colocando em risco discentes, docentes e motoristas.
Entendemos que o sucateamento da frota de veículos está intrinsecamente vinculado ao sucateamento das universidades públicas federais nos últimos anos, que vêm sofrendo constantes cortes de verbas por parte do governo e do Congresso, justificadas pelo “Teto de Gastos” e a “Lei de Responsabilidade Fiscal”. Destacamos aqui a própria infraestrutura da UFRJ, onde é patente a má conservação dos seus prédios (IFCS, CT, Reitoria, Educação Física), o abandono de obras civis (muitos “esqueletos” inacabados na Ilha do Fundão), bem como os incêndios sucessivos ocorridos nos últimos anos (Praia Vermelha, Alojamento Estudantil, 8º andar da Reitoria, Museu Nacional).
A Reitoria, no entanto, deve encontrar o mais rápido possível meios para a renovação da frota de veículos disponíveis para os trabalhos de campo obrigatórios e não-obrigatórios, sem causar prejuízos à formação acadêmica dos discentes, garantindo a segurança destes, dos docentes e dos motoristas.
A APG-RJ parabeniza o Diretório Acadêmico Joel Valença e as/os estudantes de Geologia da UFRJ pela luta no sentido de garantir seu direito de aprender Geologia no campo, fator imprescindível para a sua boa formação acadêmica e profissional.
Só a luta e a organização garantem as conquistas!
Rio de Janeiro, 08 de Abril de 2025.
