O custo financeiro e social do aumento na taxa SELIC por causa do aumento da dívida pública

Selic a 14,75%? Inter projeta elevação de 0,50 p.p. nos juros — mesmo  achando que aumentar a taxa agora não seja necessário – Money Times

O Banco Central acaba de aumentar a chamada Taxa Selic para astronômicos 14,75% ao ano, o valor mais alto em duas décadas. Isso é sentido pelos brasileiros de muitas formas, a começar, por exemplo, com as dívidas contraídas com cartões de crédito e empréstimos consignados. 

No entanto, existem custos sociais gravíssimos que decorrem dos gastos trilionários que o governo federal precisa realizar para fazer os pagamentos da dívida pública. É esse aspecto que na maioria do tempo, a mídia corporativa se engana a cobrir, já que a maioria dos veículos são controlados por detentores de grandes fortunas formadas justamente com o saque feito diretamente nos cofres públicos.

Vejam abaixo um vídeo super didático no qual o professor e cientista político Juarez Guimarães da Universidade Federal de Minas Gerais, em entrevista para o podcast ‘Enfim, sexta!’ do Brasil de Fato MG, comenta os efeitos desvastadores do aumento da Taxa Selic sobre a qualidade dos serviços públicos, principalmente saúde e educação.

Deixe um comentário