Hoje estive mais uma vez no V Distrito de São João da Barra para checar a condição atual do Canal do Quitingute. Aproveitei a ocasião para visitar mais uma vez a família do Sr. Reinaldo Toledo (aquele que em vez de receber a indenização por suas terras guarda até hoje uma folha de papel entregue por um funcionário da CODIN dizendo o valor das terras que lhe foram tomadas).
Chegando na propriedade que restou ao Sr.Reinaldo, um homem nos seus 78 anos, encontrei-o trabalhando num plantio de de abacaxi que possui atrás de sua residência.
As imagens abaixo dão conta perfeitamente de porquê esse agricultor e sua família resistem às tentativas do (des) governo de Sérgio Cabral de tomar as suas terras para entregá-las à corporação estadunidense EIG que agora é dona do Porto do Açu.
Aliás, seria bem mais proveitoso para a caravana organizada pelo deputado Roberto Henriques, que pretende visitar na próxima segunda- feira (02/12) as obras semi-paralisadas do Porto do Açu, desse uma passada na casa do Sr. Reinaldo Toledo e perguntar como é ter parte de suas terras tomadas e ser deixado sem seu meio de sustento. Afinal, lá no porto, o máximo que vai se ver são obras paralisadas ou semi-paralisadas. Isto se a caravana do deputador Henriques não for submetido à fabula que é mostrada no vídeo corporativo usado por Eike Batista para vender nuvens a investidores incautos.



