A situação política estadunidense ficou mais interessante no dia de hoje com a publicação de um artigo assinado pelo comitê editorial do matutino novayorquino New York Times, onde foi feita a defesa de um perdão presidencial para o ex-analista de inteligência da National Security Agency (NSA), Edward Snowden.
Essa mudança de posição do The New York Times representa um duro golpe para os defensores da prisão e punição exemplar de Snowden por causa das revelações dos muitos malfeitos cometidos pela NSA contra cidadãos norte-americanos e de outros países, incluindo a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e a estatal do petróleo Petrobras.
Segundo o que argumento o New York Times uma pessoa que revela ilegalidades cometidas por um determinado governo não pode ser julgada por esse mesmo governo. O editorial bai mais além ao dizer que Snowden na prática prestou um grande serviço à democracia estadunidense ao revelar graves violações aos direitos à privacidade dos cidadãos daquele país.
Se Barack Obama vai conceder esse perdão ou não, ainda é cedo para dizer Mas uma coisa é certa: a segurança pessoal de Snowden ganhou um certo alívio. É que ficaria muito ruim se ele aparecesse morto depois dessa defesa feita pelo principal jornal dos EUA.
Agora, no plano interno da política brasileira, vamos ver se Dilma Rousseff sai de sua posição diplomática covarde e manda pelo menos uma carta de agradecimento à Edward Snoweden que revelou a espionagem de seus e-mails pelo NSA.