Parafraseando Romário: a reitoria da UENF calada é uma poeta!

A nota abaixo que acaba de ser lançada pela reitoria da UENF numa tentativa débil de impedir a deflagração de uma greve a partir da assembléia de amanhã é uma expressão mais fina daquilo que o filósofo Romário já disse sobre o Pelé, qual seja, calado é um poeta.

A nota abaixo vai especialmente de encontro à verdade dos fatos. Segundo o que sei de informantes internos do alto poder uenfiano, a última reunião na SEPLAG não ocorreu porque a pessoa responsável por redigir a proposta de lei viajou para o Carnaval e “esqueceu” de voltar no dia combinado. Este tipo de descompromisso com a normalidade institucional deveria merecer era um imenso repúdio pelos dirigentes institucionais, em vez de vir a público tentar colocar panos quentes numa situação que já se tornou intolerável.

Além disso, se algo a greve dos garis da COMLURB nos lembrou é que governantes dizem querer a normalidade para negociar, mas só negociam objetivamente sobre forte pressão. Do contrário, vão empurrando o problema para frente, normalmente para impor condições totalmente pífias para os ganhos eventuais que queiram dar.

Outro aspecto que me intriga é a questão da data limite com que podemos ter ganhos concedidos em ano eleitoral. A reitoria está trabalhando com a data de 04 de Julho, mas o fato é que existem leis que vedam concessões de adicionais acima da reposição das perdas salariais após o dia 05/04.  Assim, já que a reitoria está com uma data dilatada seria de bom tom que também nos oferecessem as bases legais desta data dilatada. Do contrário, nos pedir calma e correr o risco de tudo acabar no dia 04/04, me parece temerário, especialmente para os nossos contra-cheques.

 Enfim, tenho que lembrar que no já distante mês de julho de 2013, a reitoria da UENF impôs uma minuta de lei para quebrar o regime de Dedicação Exclusiva na UENF sob a desculpa de que isto iria acelerar a concessão do Adicional de Dedicação Exclusiva. Então cade o resultado daquela pressa toda? Ah, sim, neste pedido intempestivo de calma para possibilitar uma negociação que mais parece estória de Coelhinho da Páscoa!!

Desde já, por é greve a partir de amanhã. Estou cansado desse conformismo que só tem nos empurrado cada vez mais para a condição de piores salários do Brasil.

Basta de enrolação!!

 Esclarecimentos à comunidade sobre Adicional de Dedicação Exclusiva

Tendo em vista o estágio das negociações com o governo do estado quanto ao pagamento do Adicional de Dedicação Exclusiva (ADE) aos docentes, a Reitoria não acredita que uma eventual greve seja a melhor opção para o bom desfecho do caso neste momento, ao passo que uma interrupção poderia trazer retrocessos no encaminhamento do Projeto de Lei à Assembleia Legislativa (ALERJ). Embora o governo tenha protelado o prazo inicialmente acordado para envio do projeto de lei – a saber, em fevereiro, na reabertura dos trabalhos legislativos -, as negociações para tal estão em andamento, com nova reunião a ser confirmada para esta semana.

Atualmente, a visão da Reitoria é que a manutenção das atividades contribuirá para a solução da questão em prazo hábil. Em decorrência da legislação eleitoral, o governo não poderá tomar qualquer iniciativa relativa ao pagamento do ADE a partir de quatro de julho (04/07).

A Reitoria reafirma todo o seu empenho junto ao governo, incluindo contatos frequentes com o governador para a solução dessa e das outras demandas aprovadas pelo Conselho Universitário, quais sejam: o reajuste salarial e a adequação da tabela de cargos e vencimentos.

Silvério de Paiva Freitas
Reitor da UENF

Deixe um comentário