
Venho acompanhando faz algum tempo a insistência da direção do PSTU em gastar tempo com os praticantes da tática “Black Bloc”. Afora, as caracterizações equivocadas do que vem a ser este fenômeno, passei a notar uma ação deliberada de perder mais tempo com críticas aos Black Bloc do que à ação repressiva dos agentes do Estado, como foi o caso recente de prisões arbitrárias de jornalistas em manifestações ocorridas no Rio de Janeiro.
Ainda que eu pressinta que a questão de fundo tem a ver com a organização horizontal dos participantes do Black Bloc que, em muitos casos reclamam para si a condição de anarquistas, penso que o PSTU causa um profundo prejuízo à luta dos trabalhadores e da juventude ao mirar numa tática, em vez de se concentrar no combate ao Estado e suas ações repressivas. E, por isto, implica num grave erro de avaliação que hoje torna o PSTU tão impopular e combatido entre grandes parcelas da juventude.
E não posso deixar de achar curioso que o PSOL e o PCB tenham uma posição mais equilibrada em relação aos “Black Bloc” ao manter um viés crítico em suas respectivas análises, sem que isto implique num ataque frontal. Eu digo curioso porque no passado não seria assim, especialmente no caso do PCB. Aparentemente, o PCB e o PSOL entenderam melhor as mudanças em curso na organização da luta de classes no Brasil.
Caro amiga uma vez que a tática Black Bloc esta inviabilizando o protestos é natural que existe uma critica visando a diferenciação. O MPL ontem sofreu um duro golpe, uma vez que a midia começa a vincular a tática aos movimentos. Os Black Blocs são aproveitadores, querem usar dos movimentos para sua “defesa”. Querem anarquizar mas com respaldo dos movimentos. Se intitulam protetores dos movimentos mas na verdade querem se proteger neles.
O PSTU desde o inicio se colocou contrário aos Black Blocs. Ainda sim existe uma insistência dos mesmos.
Como não falar contra táticas que contrariam e inviabilizam o que você entende como certo?
No dia 12 de junho os Black Blocs inviabilizaram um grande ato do PSTU. Não fosse isso, não seria preciso falar dos Black Blocs, a tática em si é vazia e gera frustração na sociedade.
Seu texto foi no minimo raso.
CurtirCurtir
Eduardo, inicialmente obrigado por colaborar com o blog. Este espaço foi criado exatamente para permitir este tipo de discussão. Eu penso que a oposição ao Black Bloc vem sendo um erro, mesmo porque os BBs não são uma organização, mas uma tática de auto-defesa. É só ver o que já foi escrito sobre o uso dessa tática em nível internacional. Creio que nisso é errado cobrar dos BBs algo que uma tática horizontal não possui. Também acho que impor ao MPL o ônus de conter eventuais excessos dos participantes dos BBs cabe mais à imprensa burguesa. Além disso, o que eu tenho acompanhado é que quem vem tentando destruir as manifestações são os diferentes níveis de governo que estão usando táticas militares e judiciais para conter a insatisfação popular. Assim, desconhecer essa situação e culpar os BBs também me parece equivocado e contraproducente, além de colaborar com o processo processo de repressão.
CurtirCurtir
Ops, marcos não… qro dizer eduardo..
CurtirCurtir
De fato o PSTU ficou fora do eixo ao centrar fogo nos BB, mas a realidade na minha opinião mostrou quem tinha razão.
A tática Bb não acrecentou nada de bom ao movimento social organizado no Brasil. Só gerou desgaste.
Entretanto isso passou agora é bola pra frente unir a esquerda numa frente contra o governo da frente popular e a direita.
CurtirCurtir