Senhor deputado
Sou professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense há 16 anos e fui atraído para o interior do Rio de Janeiro por uma proposta político-pedagógica idealizada por Darcy Ribeiro que já deu muitos frutos desde que aqui cheguei.
Lamentavelmente esse alto desempenho da UENF não foi acompanhado pela recomposição salarial sequer ao nível das perdas salariais, e eu que cheguei aqui com o melhor salário pago por uma universidade brasileira, amargo uma perda inflacionária de mais 90% no meu salário base.
Pior sorte têm meus colegas que estão chegando hoje na UENF, pois seu salário base para professor doutor trabalhando em regime de Dedicação Exclusiva é o pior do Brasil.
Em função dessa deterioração salarial, a UENF está ameaçada de não poder continuar cumprindo o seu papel estratégico idealizado para alavancar o desenvolvimento econômico e humano das regiões norte e noroeste fluminense.
Por outro lado, a proposta enviada pelo governador Luiz Fernando Pezão para recompor os salários de professores e servidores técnico-administrativos ficou muito aquém do mínimo necessário, pois não apenas manteve nossos salários com perdas inflacionárias acumuladas, mas como no caso dos professores nos alijou da remuneração de 65% pelo cumprimento do regime de Dedicação Exclusiva que foi garantida aos nossos colegas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Em face do exposto, venha solicitar que vossa excelência apoie as negociações entabuladas pela Associação de Docentes da Universidade Estadual do Norte Fluminense (ADUENF) para melhorar o projeto de lei 3050/2014. A ADUENF é a única entidade que possui legitimidade para tratar dos interesses dos professores da UENF!
Sendo o que se apresenta, despeço-me.
