Europeus se mobilizam para não se tornar colonos digitais das gigantes norte-americanas. E nós?

An anti-Google protest banner hung outside a developer's conference in San Francisco.

O jornal britânico “The Guardian” acaba de postar um artigo assinado por Julliette Garside analisando um movimento de resistência digital ao domínio que corporações estadunidenses vem exercendo sobre a internet (Aqui!). O que os europeus estão questionando é o poder que corporações como a Amazon, Apple, Facebook e Google possuem hoje sobre a internet, o que comprometeria a liberdade digital.

Expressões como “capitalismo brutal da informação”, “colônias digitais” e até o “direito de desaparecer” aparecem no artigo de Garside como um reflexo do debate que está ocorrendo na Europa para que se diminua o poder que essas corporações possuem no mundo digital.

E quanto a nós, a inexistência deste tipo de consciência cibernética é agravada pela visão ingênua de que a internet é um território ainda livre. Esse tipo de visão não foi sequer arranhada pelas denúncias de Edward Snowden que apontaram que as gigantes da internet como Google e Yahoo realmente colaboraram com o programa de espionagem desenvolvido pela National Security Agency.

Essa reação ao domínio das corporações que dominam hoje a internet é provavelmente uma das fronteiras mais avançadas do debate sobre democracia no Século XXI. Quanto antes começarmos a fazer o debate que os europeus já estão fazendo, maiores serão as chances de que possamos superar a hipnose coletiva que hoje nos torna consumidores ávidos de uma cibersfera fortemente controlada por interesses corporativos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s